Economize Adotando o Cardápio da Semana

Escrito por

Planejar o cardápio da semana não só ajuda a organizar a rotina doméstica e a qualidade da alimentação como também a economizar dinheiro.

Quando programamos o que vamos comer no almoço e no jantar dos próximos dias somos mais capazes de refletir sobre o que comemos e escolher melhor os tipos de alimentos de acordo com nossas necessidades nutricionais.

Se você pretende perder peso, por exemplo, poderá montar um menu mais consciente dos alimentos que te ajudarão a chegar no peso pretendido.

Além disso, o preparo antecipado do que vai comer ao longo da semana economiza muito tempo, algo precioso para quem tem um dia-a-dia corrido: é só chegar em casa e aquecer o prato.

Tudo isso se traduz em economia. Saiba como a seguir – e aprenda a montar seu cardápio da semana.

Cardápio Semanal Gera Economia

mercado frutasDuas refeições diárias feitas em casa e prontinhas para consumo representam uma boa economia de dinheiro.

Em primeiro lugar você não correrá o risco de não ter o que almoçar ou jantar quando chegar em casa, eliminando a necessidade de pedir comida ou sair para comer fora.

Outro fator em favor do cardápio planejado é que é muito mais barato comprar os ingredientes no supermercado – sem contar que você mesmo pode supervisionar a qualidade dos produtos que está levando.

Ir às compras com uma lista exata do que você quer é uma ótima forma de evitar gastos desnecessários com itens que você não está planejando consumir.

O planejamento do que será servido ao longo da semana também ajuda a incluir pratos saborosos de sua preferência e a implementar o máximo de variedade, para não comer a mesma coisa todo dia.

Isso porque ainda não mencionamos a economia de tempo de não ter que ir ao supermercado mais de uma vez por semana.

Alimentos congelados estão fora do nosso conceito de cardápio semanal: são mais caros e muitas vezes de procedência industrializada.

Dicas Nutricionais para seu Cardápio da Semana

vegetais cozinharSe a sua alimentação está precisando de ajustes, a melhor indicação é marcar uma consulta com um nutricionista: ele poderá montar o cardápio ideal, personalizado, para você.

Caso sua alimentação seja saudável, faça listas de todos os pratos que você gosta e depois desmembre-os. Dessa forma você chegará a todos os ingredientes que precisará.

No entanto fique sempre atento aos nutrientes de cada alimento, de modo a estabelecer refeições balanceadas.

Se for o caso, passe a substituir massas brancas pelas integrais ou sem glúten, e o arroz branco por integral ou quinoa. A batata inglesa deverá dar lugar à batata doce, inhame ou batata baroa.

prato comida refeiçãoCorte frituras, preparações com manteiga ou muito óleo, embutidos como linguiças e salsichas, peles de aves e doces.

Lembre-se de que o ideal é que cada refeição seja composta por uma salada com verduras e legumes crus; um prato principal com uma carne magra, um legume ou grão e um carboidrato; e uma fruta de sobremesa.

Varie não apenas o tipo de carne como também o corte de cada uma delas ao longo da semana.

Escolha um dia da semana para ir ao mercado com calma. Se você trabalha fora de segunda a sexta, provavelmente sábado ou domingo será o momento perfeito.

Aplicativos para Montar o Cardápio da Semana

Outra boa maneira de organizar um cardápio nutritivo e variado com dicas de receitas bem detalhadas são os aplicativos para computadores, tablets e celulares.

Uma das principais sugestões é o TecnoNutri, muito utilizado pelos nutricionistas para prescrever refeições. O usuário informa altura, peso atual, sexo, idade, se é sedentário e possíveis metas, tais como perder peso, ganhar massa muscular ou tratar doenças.

A partir do cálculo do seu Índice de Massa Corporal (IMC), o app indica a quantidade de calorias que você deve ingerir por dia e, em cima disso, sugere cardápios para cada refeição – além de fornecer uma grande tabela com valores nutricionais dos alimentos.

O Nosso Almoço de Todo Dia custa USD$1,99 e envolve todas as etapas do planejamento do cardápio, da sugestão de pratos até a elaboração da lista de compras e do planejamento no calendário semanal.

O Evernote é um app para diversas finalidades, entre elas organizar cardápios semanais e guardar receitas encontradas na internet. Você pode planejar refeições com facilidade e acessar imediatamente o modo de prepará-las.

Todos os apps são compatíveis com IOs e Android.