Alternativas Veganas para Noites de Festas

Escrito por

O número de pessoas que adota uma alimentação vegana aumenta cada vez mais – assim como as chances de você receber, para sua ceia de Natal, um convidado que não come carne e derivados. Saiba o que servir para eles.

É muito importante oferecer alternativas de pratos de origem vegetal em festas e jantares. Afinal, nada mais deselegante do que relegar veganos aos acompanhamentos: arroz, farofas, batatas, saladas ou massas.

Ao contrário do que se acredita, a alimentação vegana pode ser muito rica e criativa. Até indivíduos que comem de tudo andam frequentando restaurantes que dispensam itens de origem animal.

Da entrada à sobremesa, confira dicas de pratos veganos para datas especiais.

Entradas Veganas

antepasto italianoÉ sempre importante lembrar que, ao contrário do vegetarianismo, o veganismo não apenas não permite carnes como também nenhum outro produto de origem animal. Ovos, leite, queijos, mel e derivados estão proibidos.

Portanto itens como patês, queijos (com exceção do tofu), frios, ovos de codorna não serão consumidos pelo seu convidado vegano.

Por outro lado, pão árabe, pasta de grão de bico, azeitonas, antepastos italianos como berinjelas e pimentões assados, tofu em cubos com cebolinha, tomate-cereja com azeite e manjericão farão a alegria dele.

Jantar Vegano: Capriche no Prato Principal

hamburguer veganoPode parecer que a parte das saladas é a menos preocupante quando se trata de alimentação vegana – mas não é bem assim. Ovos cozidos e queijo ralado, por exemplo, não devem fazer parte da receita.

Pense em vegetais mais sofisticados, como receitas de alcachofras e endívias. Molhos não podem ser à base de iogurte ou maionese – a menos que esses itens sejam feitos com soja.

Soja que, aliás, é um verdadeiro coringa da cozinha vegana. Sua proteína texturizada em flocos pequenos, por exemplo, pode ser preparada como se fosse carne moída e montar pratos como escondidinho de soja com batata baroa e pimentões recheados.

A proteína em pedaços maiores faz as vezes da carne em estrogonofes, “picadinhos” e até mesmo feijoadas.

Se você não tiver muito tempo para cozinha, pode servir os acompanhamentos normalmente e servir, em paralelo com as carnes normais, hambúrgueres de quinoa para os veganos.

Existe, ainda, a possibilidade de fazer um assado de Seitan, que é uma carne de glúten que substitui muito bem os assados do jantar.

Se você quiser sair do comum e surpreender nos acompanhamentos, pense em receitas com palmito, cogumelos, tabule, cuscus e outros ingredientes um pouco mais incomuns. Afinal, é noite de festa.

Sobremesas Veganas para Jantares Festivos

sobremesa veganaNão reserve ao vegano uma simples salada de frutas. Apesar de não consumir leite e ovos, que constituem as principais sobremesas, ainda há saídas melhores.

Uma opção é reproduzir versões veganas de doces tradicionais. Basta substituir os ingredientes animais por suas versões vegetais.
Então é possível oferecer docinhos diversos, tortas de frutas, mousses de chocolate, gelatinas de algas, sorvetes, pudins e bombons.

E é claro que sempre existem as opções que já são naturalmente veganas, tais como banana caramelizada com canela, goiabadas, frutas em caldas.