Que Pressurizador Comprar? Como escolher o mais eficiente!

Escrito por

Existem situações onde a pressão da água do chuveiro e das torneiras fica fraca, tornando-se desconfortável.
A melhor solução é optar pela instalação de um pressurizador de água. Aqui algumas dicas na hora de escolher o melhor modelo.

Pressão e vazão de água que saem do chuveiro e das torneiras

Vamos esclarecer algumas informações sobre pressão e pressurizadores residenciais:
A pressão de água está diretamente ligada a vazão.
Se você tem uma pressão de água baixa fatalmente terá pouca vazão de água, isto é claro, influi diretamente no abastecimento dos pontos de consumo de água residenciais.

A pressão pode ser medida em m.c.a(metro coluna d’água) ou em outras unidades mais conhecidas como Kgf./cm², PSI por exemplo.

O ideal a ser feito é projetar a instalação hidráulica para atender todas as necessidades do usuário, ou seja, se a instalação for dimensionada corretamente de acordo com as normas vigentes não haverá problema de vazão ou pressão no sistema.
Porém quando isso não acontece temos que apelar para outros meios de transformar esta instalação com problemas de dimensionamento em uma instalação que atenda as necessidades dos usuários.

É aí que entram os pressurizadores de água que são bombas que aumentam a pressão proporcionando uma maior vazão nos pontos de consumo de água, como chuveiros e torneiras.

Tipos de pressurizadores:

Os pressurizadores podem ser um fluxostato ou pressostato.
Saiba qual a diferença entre eles

Pressurizador com acionador fluxostato

pressurizador fluxostato

É quando o sistema detecta automaticamente o fluxo de água e inicia o funcionamento da bomba.

Em instalações com possíveis pontos de vazamentos podemos optar por este tipo de pressurizador , pois , ele só é acionado quando detecta o uso contínuo da água e não leva em consideração a pressão da rede.
Como em redes com pontos de vazamento a pressão se torna inconstante , o pressurizador com fluxostato irá ignorar esta informação de queda de pressão .

Pressurizador com acionador pressostato

Os pressurizadores com pressostato mantêm a pressão de água da instalação constante. Ele é acionado a cada vez que detecta uma queda de pressão na vazão da água.

Se a pressão da rede por qualquer motivo sofrer alteração ele liga automaticamente mantendo a pressão constante novamente, mantendo a rede sempre pressurizada.
Este tipo de pressurizador é muito mais usado quando o ponto de abastecimento está no mesmo nível do reservatório (caixa de água) ou o ponto de abastecimento está acima do reservatório.
Este tipo de pressurizador é instalado sempre junto à bomba hidraulica.

E como avaliar o tipo de pressurizador que irá ser utilizado? Você deve levar em consideração as informações acima e escolher o tipo que mais se aplica a sua condição.

Como calcular a vazão de água necessária

Mas também não se deve esquecer que cada pressurizador de água tem uma capacidade de vazão por minuto, quanto maior a capacidade de vazão maior é o preço.

Por exemplo, suponhamos que você quer interligar três chuveiros e cinco torneiras ao pressurizador, pois você considera a pressão de alimentação atual baixa.
Neste caso por exemplo podemos fazer uma conta rápida para calcular a vazão dos três chuveiros e das cinco torneiras.

– Cada chuveiro gasta em média 0,20 l/s (litros por segundo)
– Três chuveiros gastam em média 0,60 l/s
– Passando isso para minutos temos: 03 chuveiros = 36 l/m (litros por minuto)

– Cada torneira gasta em média 0,17 l/s
– Cinco torneiras gastam em média 0,85 l/s
– Passando isso para minutos temos: 05 torneiras = 51 l/m

– Somando a vazão dos chuveiros com as torneiras temos: 36 l/m + 51 l/m = 87 l/m
– Vazão total: 87 litros/minutos

Fazendo este tipo de cálculo pode-se avaliar melhor a necessidade de vazão mínima na escolha do equipamento.
No caso do exemplo acima, será necessário comprar um pressurizador de água que tenha a capacidade mínima de vazão de 87 litros/minuto, o que pode ser verificado nas características técnicas do pressurizador.
Observe também a pressão de serviço do pressurizador, pois como eu mencionei anteriormente a pressão está totalmente ligada à vazão.

Onde instalar o pressurizador

Irá depender do tipo escolhido.

Nas residências os pressurizadores são instalados logo após a caixa d’água ou se não há a necessidade de pressurizar todo o sistema instala-se no ramal (tubulação que alimenta diretamente o ponto em questão) do ponto de abastecimento, veja no esquema a seguir.

 

Chuveiros com pressurizadores internos

Em situações onde a distancia entre a caixa d’água e o ponto do chuveiro é muito pequena, pode valer a pena optar pela compra de chuveiros que já vem com pressurizador interno.

Poderá encontrar também no mercado modelos de torneiras também com esta opção.