Como Funciona o Verniz para Pisos de Madeira?

Escrito por

 

Verniz é uma película de acabamento quase transparente, usada geralmente em madeira e outros materiais para proteção, profundidade e brilho.

Sua formulação tradicional contém óleo secante, resinas e um solvente como aguarrás, mas modernamente são utilizados também derivados de petróleo como poliuretano ou epóxi.

Em oposição às tintas, verniz não contém pigmento para ressaltar a textura ou cor natural. É utilizado também como última camada sobre pintura, para proteção e efeito de profundidade.

Aplicada como um líquido, com um pincel ou pulverizador, forma uma película ao secar em contato com o ar.

Características do Verniz para Pisos de Madeira

pisos ecologicos

Revestimento Natural Vision Bamboo, da Revitech Pisos

O verniz para pisos de madeira é indicado para todos os tipos de pisos e assoalhos de madeira maciça ou folheada em ambientes internos.

É fácil de aplicar, possui baixíssimo odor, é super resistente a risco e abrasão e possui duas versões básicas: monocomponente para área de baixo tráfego e bicomponente para área de alto tráfego.

Existe, também, vernizes específicos para ambientes externos.

Eles são de alta durabilidade, protegendo a madeira com ação fungicida e triplo filtro solar, com máxima resistência às intempéries.

É indicado para portas, janelas, casas pré fabricadas e madeiras decorativas em geral. Disponível tanto em acabamento fosco quanto brilhante.

Vale lembrar que o verniz para pisos de madeira não deve ser aplicado em revestimentos laminados.

Preparação da Superfície para Receber o Verniz

No caso da primeira pintura, observar se é necessário aplicar massa em buracos ou fissuras na madeira.

piso-calafetacao-manual-prontoUtilize a massa com a cor próxima da madeira, aguarde tempo de secagem e promova o lixamento com lixas apropriadas, seguindo sempre os veios da madeira.

Pode-se iniciar com uma lixa grana 180 depois 240 podendo chegar a grana 280 para deixar a superfície mais lisa.

Em seguida remova com ar ou com um pano seco resíduos e o pó do lixamento.

Deixar limpa, seca e isenta de partículas soltas.

Em madeiras que estejam impregnadas com produtos a base de óleo (ex. óleo de linhaça) remova-o com thinner ou removedor. Promova um lixamento adequado.

Se a repintura for seu caso, remova toda a pintura com solvente ou removedor adequado até a exposição da madeira. Em seguida proceder com pintura nova.

Aplicação do Verniz para Piso de Madeira

Pincel ou rolo de veludo rebaixado:

  • Monocomponente: aplicar a primeira demão, aguardar tempo de secagem. Promover lixamento com lixa 240 ou 280 e aplicar de 2 a 4 demãos com intervalo secagem, sem lixamento entre demãos;
  • Bicomponente: aplicar 1a demão, aguardar tempo de secagem, promover lixamento com lixa 240 ou 280 e aplicar de 2 a 4 demãos com intervalo de secagem, sem diluir e sem lixamento entre demãos.

Aplicar o produto com temperatura ambiente entre 10 e 40º. C e umidade relativa do ar entre 40 e 80%

Qualidades e Funções do Verniz

pisos laminados quartoO verniz copal realça a cor natural da madeira. Disponível no acabamento brilhante não altera a tonalidade. Ideal para uso interno.

Já o verniz stain é impregnante: penetra na madeira e não forma filme. Possui alta resistência a ação do sol, chuva e fungos.

O verniz tingidor tem poder de tingimento nas cores mogno e imbuia e realça os veios naturais da madeira nova

Conservação e Limpeza

Para garantir a durabilidade do produto, aguardar duas semanas para a limpeza da superfície pintada.

Limpar com um pano levemente umedecido com água.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Alex E. Proimos