Pisos Cimentícios para Área Externa

Escrito por

Pisos cimentícios estão em alta nas áreas externas. Saiba mais como empregá-lo em entornos de piscinas, decks, terraços, varandas e outros.

Pisos para áreas externas precisam ser duráveis, resistentes contra intempéries, suportar pesos e, de preferência, serem fáceis de limpar, antitérmicos e antiderrapantes.

Materiais cimentícios reúnem todas essas características, constando entre os revestimentos mais procurados para áreas à céu aberto. Veja a seguir.

Características do Piso Cimentício

passeio piso cimenticioPisos cimentícios são feitos a partir do concreto de alto desempenho e pedras naturais. Por ser altamente resistente, ele dificilmente trinca ou se desgasta.

Eles podem imitar o próprio concreto, madeira, pedras ou até mesmo vir na versão cimento queimado. Você poderá encontra-los em diferentes cores e texturas.

Pisos cimentícios pode ser monolíticos, ou seja, sem juntas de dilatação, sendo contínuos à base de massa. Eles em geral são empregados em ambientes industriais, supermercados e estacionamentos, sendo ótimo para garagens.

Mas também podem vir em forma de placas, mais utilizadas em projetos decorativos. Aqui, no lugar das pedras naturais elas levam areia e, por isso, dispensam a queima em forno. E devem estar afastadas em média 4mm umas das outras.

Pisos cimentícios em áreas externas devem sofrer limpeza constante, pois tendem a facilitar o acúmulo de musgo, limo e sujeira. Substitua produtos de limpeza químicos por uma lavadora de jatos d´água de alta pressão tipo leque.

Pisos cimentícios não são resistentes à abrasão. Para aumentar a proteção contra esses elementos que sujam o piso, considere utilizar resinas não derrapantes específicas para áreas externas.

Nunca dispense mão de obra especializada na hora de assentar o cimentício sobre o solo.

Emprego de Piso Cimentício em Área Externa

Um material utilizado em chão de fábricas não vai decepcionar nas áreas externas da sua casa: o piso cimentício não aquece com a exposição solar, não provoca escorregões quando molhado, suporta variações climáticas e o peso de automóveis.

Eles podem ser encontrados em diferentes tipos, como é o caso do célebre cimento queimado, que dá um aspecto rústico e ao mesmo tempo contemporâneo a ambientes internos.

Ele pode se estender para fora de casa, invadindo caminhos, pisos de garagem, decks, pátios, passeios, terraços, varandas e churrasqueiras. No entanto, não é recomendado para entornos de piscinas, já que é liso demais.

Para o lado de fora, o segredo é escolher uma textura mais áspera e impermeabilizado.

Fulget: O Cimentício da Vez

piso cimenticio fulget

Piso fulget

Além do cimento queimado, o piso conhecido como fulget é um dos mais populares tipos de revestimento cimentício. Ele é feito a partir da reunião de cimento com pequenos pedaços de mármore, quartzo, granito e outras pedras, formando uma massa.

Por conta dessa variedade de minerais, o fulget é encontrado em diversas cores e caiu nas graças de arquitetos e paisagistas.

O fulget, por ser mais granulado, é um excelente antiderrapante e desponta como favorito de locais de grande circulação. No entanto, pode ser desconfortável pisar sobre ele. Portanto, não é ideal para beiras de piscina, onde as pessoas circulam descalças.