Cimento Queimado no Piso

Escrito por

Utilizado por muito tempo como o principal revestimento em construções e reformas no Brasil, o cimento queimado é considerado um excelente material para ambientes mais rústicos e tradicionais ou com design contemporâneo.

O rústico ainda é um dos estilos no design de interiores mais interessantes. Incorporar um revestimento de piso de aspecto manchado e de tom terroso em um ambiente pode dar esse efeito ao espaço.

Ao mesmo tempo, o cimento queimado se difere de outros revestimentos considerados rústicos, como pedras e madeiras, por ser mais urbano e contemporâneo.

Saiba mais a seguir e inspire-se.

Piso de Cimento Queimado na Decoração

A pigmentação é um dos recursos mais utilizados para incorporar o cimento queimado a qualquer design e decoração. É possível encontrar desde cores claras até o preto.

Com o equilíbrio entre os elementos decorativos e a coloração do piso, é possível criar diversos estilos de ambientes com um mesmo material base no revestimento do piso. Isso acontece por meio da combinação harmônica entre a paleta de cores de todos os objetos com o piso ou com o contraste.

sala cimento queimadoO rústico ainda é um dos estilos no design de interiores mais interessantes. Incorporar um piso de aspecto manchado e de tom terroso em um ambiente pode dar esse efeito ao espaço.

É essencial utilizar elementos de decoração, como móveis e eletrodomésticos personalizados, para suavizar a rusticidade do piso de cimento queimado.

Mas em casas de campo ou chácaras, é comum que o aspecto mais tradicional do piso manchado seja reforçado para criar uma identidade no espaço.

Elementos contemporâneos também podem ser combinados com pisos de cimento queimado para que o espaço consiga mostrar o melhor de cada estilo.

A criação de espaços mais ousados e com combinações diferentes pode ser realizada com o piso de cimento queimado. É possível apostar em colorações mais vibrantes, como o verde-água, em espaços menores e com decoração contrastante.

Após a aplicação do cimento queimado, é possível finalizar com um acabamento em resina para dar destacar o piso. O material pode ser fosco, acetinado ou brilhante, e a escolha varia de acordo com a aparência desejada para a superfície, combinando com a decoração ou sendo o ponto de contraste no ambiente.

Piso de Cimento Queimado Colorido

cimento queimado colorido cozinhaOs tons de cinza e branco são os mais comuns no acabamento final dos pisos de cimento queimado, mas é possível deixá-lo colorido com a utilização de pigmentação especial.

Ao optar por colorir o piso, é interessante dar preferência à areia e ao cimento branco para a mistura da argamassa. Esse cuidado evita alterações no processo de pigmentação do piso.

A junção desses materiais ao pó de mármore é indicada para quem busca um resultado com cores mais claras.

Para que o piso de cimento queimado fique com a tonalidade desejada, é possível acrescentar a pigmentação de duas formas. A primeira é misturando os corantes ainda na argamassa, sempre em uma proporção de 2% a 6% sobre a quantidade de cimento, dependendo da cor pretendida.

A segunda alternativa é espalhar o pigmento pelo revestimento já aplicado, antes do processo de queima. Essa técnica resulta em um piso manchado, que dá ao ambiente um ar rústico.

Cuidados na Instalação do Cimento Queimado no Piso

cimento queimado pisoAntes de iniciar a obra, é essencial verificar a qualidade dos materiais empregados nas superfícies, que são, basicamente, o próprio cimento, areia, água e alguns aditivos. Isso porque eles influenciam no resultado final da obra.

Ainda que pareça ser um revestimento simples, o cimento queimado deve ser aplicado de maneira precisa e, por isso, deve ser feito por profissionais experientes, especialmente no caso de grandes áreas.

As manchas são características desse tipo de piso e as principais responsáveis pelo charme e elegância que ele traz aos ambientes.

Em casos de aplicações em espaços maiores, é necessário realizar a subdivisão da superfície em placas, com um distanciamento de 1,5 metro de cada lado entre elas. Essa técnica evita que o piso crie fissuras com o passar do tempo.