Instalação da Bomba de Rodão

Escrito por

 

Você vai instalar uma bomba de rodão, que mandará água para um depósito de 20 mil litros, e se pergunta: é possível que a água retorne pelo mesmo cano até o cocho de água?

Sim, é possível.

Mas devemos considerar alguns fatores que poderiam trazer problemas para esta instalação e, ao mesmo tempo, criar soluções para que a instalação seja bem sucedida:

  • Se o registro do cocho e de qualquer outro ponto de utilização (pontos de abastecimento de água) estiver aberto e a bomba estiver funcionando, vai haver um aumento de pressão de água no abastecimento do cocho e dos outros pontos. Acredito que isso não seria satisfatório. Imagino que o cocho que você se refere não seja acionado por volume de água.
  • Quando a bomba parar de funcionar, poderá haver um refluxo (retorno) de água e toda a água do reservatório poderá ser perdida, visto que a tubulação de alimentação do reservatório terá que ficar na parte inferior do reservatório.
  • É preciso criar um sistema inteligente para que quando o reservatório (caixa d’água) estiver cheia a bomba desligue automaticamente.

Formas de Instalação da Bomba de Roda D´Água

bomba d´aguaComo resolver estes possíveis problemas mencionados:

É importante que os registros dos cochos estejam fechados na hora em que a bomba estivar ligada. Isso pode feito ser de forma manual ou até automática, dependendo da necessidade.

  • Forma manual: o registro do cocho seria fechado na hora em que a bomba fosse ligada, pois se o registro estiver aberto, além do vazamento de água, possivelmente não haverá pressão suficiente para que a água seja bombeada até o reservatório.
  • Forma automática: através de um sensor de nível com um registro automático o cocho teria o seu nível máximo de água sempre completo, respeitando uma pressão mínima na tubulação de alimentação.

A instalação de uma válvula de retenção um pouco depois da bomba rodão impediria o retorno de água para a rede de abastecimento, evitando o esvaziamento do reservatório e o desperdício de água.

Diâmetros disponíveis: ½” (meia polegada), 1” (uma polegada), 1 ¼” (uma polegada e um quarto), 1 ½” (uma polegada e meia), 2” (duas polegadas), 2 ½” (duas polegadas e meia), 3” (três polegadas) e 4” (quatro polegadas).

É possível, ainda, instalar uma boia automática no reservatório a ser alimentado. Dessa forma, quando ele atingir o nível máximo, a bomba desligaria automaticamente e quando ele atingir o nível mínimo ela ligaria também automaticamente.

Se não houver o desejo de que ela ligue automaticamente pode-se instalar um disjuntor para manter o sistema desligado.

Esquema de Instalação

Esquema de instalação de bomba de roda de água com somente uma tubulação (alimentação e abastecimento sem boia automática).

bomba de rodão esquema