Bomba d’água centrifuga: Como dimensionar

Escrito por

Dicas de instalação de bomba d’água Centrífuga!

Em primeiro lugar é necessário entender que o dimensionamento de uma bomba é individual em relação a sua marca, ou seja, cada fabricante tem a responsabilidade de fornecer uma tabela, onde através desta, o cliente possa definir, ou seja, dimensionar a bomba ideal para o seu tipo de instalação.

Os dados para dimensionar uma bomba são vários, tais como: Altura entre o nível de água e o eixo da bomba, Comprimento horizontal da tubulação até o reservatório (caixa d’água), Altura do reservatório, entre outros.

A bomba centrífuga é um equipamento hidráulico que funciona através da força centrífuga e impulsiona o líquido para uma altura superior á captada.

A peculiaridade da bomba centrífuga é que ela necessita de uma válvula de pé para seu funcionamento, pois, sem esta válvula a bomba não gera força necessária para conduzir a água até uma altura superior à fonte de captação.   

Dimensionando de uma bomba d’água Centrífuga.  Que bomba devo usar para um poço com as características abaixo ?

  • Profundidade 9m
  • 4m de Água
  • Diâmetro do poço 100 mm
  • Distância entre o poço e a bomba 25m
  • Altura dos reservatórios 3m
  • Total de reservatórios: 04 de 500 litros cada

Dimensionar uma bomba d’água é o procedimento ideal para evitar uma série de problemas relacionados ao abastecimento de reservatórios.

Muitas pessoas ao não executar este procedimento tem sérios problemas em relação à durabilidade do equipamento, ou seja, a bomba.

Uma bomba mal dimensionada tem a sua vida útil muito reduzida, pois, dependendo do erro em relação ao dimensionamento, este equipamento pode trabalhar exercendo um esforço mecânico além do que está projetado para exercer.

Qual marca de bomba devo usar?

dimensionando de uma bomba d’água

Para a sua instalação, vou recomendar a instalação da bomba centrífuga da marca Schneider, que é uma excelente marca, apresentando um custo benefício considerável, pois, se dimensionada corretamente apresenta a mínima necessidade de manutenção.

Dados para esta Instalação:

Altura de Sucção: 4 metros

A altura de sucção é o desnível entre a bomba e a lâmina d’água do reservatório inferior, que no seu caso, é o poço semiartesiano.

OBS: Recomendo, no caso de poços, que a válvula de pé fique com uma distância mínima de 1m (metro) em relação ao fundo do poço.

Altura de Elevação ou Recalque: 3 metros

A altura de elevação ou recalque é o desnível entre a bomba e o ponto mais alto da instalação.

Volume da caixa: 2000 litros ou 2m³ (metros cúbicos), ou seja, quatro reservatórios de 500 litros cada.

Vamos considerar que você queira que estes reservatórios sejam abastecidos em no máximo duas horas, ou seja:

Vazão: 2m³/h (Capacidade mínima de vazão da bomba é de 2000 litros por hora).

Tabela Schneider Dimensionamento de Tubulação dimensionando de uma bomba d’água Centrífuga

Escolha do diâmetro da Tubulação

Não se pode simplesmente escolher o diâmetro da tubulação que será ligada a bomba de forma aleatória, ou seja, ao acaso, é preciso dimensionar esta tubulação com todo critério técnico, para que a instalação funcione de forma satisfatória.

Para dimensionar esta tubulação que irá conduzir a água até o reservatório superior, precisamos usar a tabela fornecida pelo fabricante, como foi dito anteriormente.

OBS: Não se pode utilizar uma tabela de um fabricante para dimensionar uma bomba centrífuga de marca diferente, isso poderá trazer danos à instalação e a bomba d’água.

Dimensionar a tubulação é bem simples, basta verificar na tabela abaixo a vazão adotada para a instalação, neste caso foi de 2.000 litros por hora, ou seja, 2m³/h.

Que no caso da Bomba Centrífuga da marca Schneider, este valor está entre as Vazões de 1,5 a 3,0 m³/h tanto para a Sucção quanto para o Recalque.

Observe que você pode adotar a tubulação com medidas em milímetro (mm) e também em polegada (“). Para facilitar a compreensão , coloquei em destaque :

bomba-dagua-medidas

Ou seja: Para a vazão de 2m³/hora temos:

Diâmetro da tubulação de Sucção: 1” (polegada) ou 32 mm (milímetros)

Diâmetro da tubulação de Recalque: 1” (polegada) ou 32 mm (milímetros)