Como Decorar com Papel de Parede

Escrito por

Foi-se o tempo em que a decoração com papel de parede se restringia à sala e aos quartos. Avanços tecnológicos originaram materiais que podem cobrir, também, banheiros, cozinhas e até áreas externas.

Isto significa que, quando se fala em papel de parede, o céu é o limite. As opções são inúmeras, e servem simplesmente para toda a casa.

Em meio a tantas variantes, é muito importante conhecer um pouco mais sobre esse revestimento e seu potencial decorativo.

Este artigo vai te ajudar a escolher o papel de parede perfeito e renovar os diferentes ambientes da sua casa.

Vantagens Estéticas do Papel de Parede

sala papel de paredePapéis de parede possuem um enorme poder de transformar completamente um ambiente.

Ele serve como um poderoso pano de fundo para o restante dos elementos do cômodo.

Mais do que qualquer outro artifício, ao forrar as paredes, ele é capaz de criar ilusões de ótica, tais como de dar a impressão de mais amplitude, pé direito mais alto que o real ou de um lugar mais ou menos iluminado.

Assim, o papel de parede contribui enormemente para aumentar sensações de acolhimento e aconchego, ou ao contrário, de frescor e dinamismo.

Seus materiais, padronagens e texturas são eloquentes, praticamente definindo o estilo de decoração: do clássico ao contemporâneo.

Outro grande trunfo dos papéis de parede são suas propriedades térmicas e acústicas: eles tem o poder de manter a temperatura interna e servir como barreira para alguns ruídos externos.

Tipos de Papel de Parede

Papéis de parede variam não apenas em cores e estampas mas também em materiais – sendo que alguns deles foram especialmente desenvolvidos para uso em cômodos sujeitos à umidade e sujeira, como banheiros e cozinhas.

Eles podem ser:

  • Tradicionais: o papel de parede tradicional é o básico; logo, feito de celulose, sendo mesmo um papel. Mesmo assim, pode ser limpo com um pano levemente úmido. Indicado para ambientes que jamais sofrerão com umidade.
  • Vinílicos: esses papéis de parede são feitos em PVC, resistindo em lugares muito iluminados ou úmidos, como banheiros, áreas de serviço e externas. É muito durável, resistente e fácil e lavar.
  • TNT: como a denominação diz, o TNT imita tecidos, apesar de, a rigor, não ser um. Deve ser limpo com detergente.

Em geral a instalação do papel de parede é simples, sem liberar resíduos ou odores fortes. Quando não é autocolante, pode ser colocado com cola específica.

Além das diferenças no material, o papel de parede tem diferentes modelos de aplicação: enquanto alguns devem ser aplicados com cola, outros são autocolantes (já vêm com adesivo).

Decorando Cada Ambiente com Papel de Parede

Por conta dos novos materiais disponíveis em papéis de parede, praticamente toda a casa pode ser decorada com ele.

Sala

sala de tv papel de paredeA forma mais moderna de decorar a sua sala com papel de parede é escolher apenas uma parede para aplicá-lo – principalmente se a estampa for maior ou as cores forem mais vibrantes.

Você deverá escolhê-lo levando em conta a paleta de cores já presentes nos móveis (sofás, poltronas), cortinas, almofadas, tapetes e objetos.

Se a sua decoração é mais clássica, poderá usar um tom neutro em todas as paredes.

A sala é o ambiente aonde vale qualquer um dos três tipos de papel de parede: o tradicional e o TNT ou, ainda, o vinílico, caso tenha crianças ou animais de estimação.

Quarto

quarto de bebe papel de paredeTodas as dicas mencionadas para a sala se aplicam aos quartos – com algumas particularidades.

A principal delas tem a ver com as cores fortes e quentes, como o vermelho e o laranja, que podem ser estimulantes demais para um ambiente de repouso.

Para o quarto das crianças e bebês, opte pelo papel de parede vinílico, que é mais simples de lavar.