Bomba de aríete, funciona em poço artesiano?

Escrito por

Duvida:

Gostaria de saber se a bomba de aríete funciona em poço artesiano?

Resposta:

A bomba de aríete não funcionaria em um poço artesiano, vou explicar como ela funciona.

A bomba de aríete, que também é muito conhecida como bomba carneiro ou ainda carneiro hidráulico é uma bomba que não requer nenhuma fonte de energia externa para bombear, funciona através de um sistema de pressão hidrostática que através da pressão da coluna d’água conduz a água até o ponto desejado, podendo este ponto ser mais alto que o ponto de origem.

Esquema de Instalação da Bomba de Aríete

bomba-ariete

Bomba de aríete

O grande problema dessa bomba é o desperdício de água, pois a água que empurra o aríete é descartada se a bomba não for instalada em um local que conduza esta água para um fim aproveitável.

Esta bomba não funcionaria em um poço artesiano, pois, ela trabalha com a pressão da coluna de água fornecida, no caso do poço artesiano a água é retirada de uma profundidade (altura inferior a altura da bomba) havendo altura de coluna d’água que necessitaria de uma bomba com potência suficiente para conduzir esta água até o ponto de consumo desejado.

É importante ressaltar que quanto maior for à diferença de altura entre a captação da água e a bomba de aríete, maior será a pressão da coluna d’água e assim conseqüentemente a pressão e vazão de fornecimento de água será maior.

bomba de aríete

Funciomaneto de uma Bomba de Aríete, por Derkar.

Funcionamento Bomba de Aríete

Para um poço artesiano o ideal é a bomba ejetora

Para se fazer uma instalação em um poço artesiano, o modelo ideal de bomba a ser utilizada é a bomba ejetora, que é uma bomba que possui uma grande capacidade de sucção e também é capaz de conduzir a água para alturas consideráveis, veja o esquema abaixo de instalação de uma bomba ejetora:

bomba-poço

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: GTApropiadas