Como Resolver Umidade e Mofo no Armário

Escrito por

 

Vários são os causadores de umidade e mofo dentro de armários e closets.

Veja a seguir uma lista deles – e o que fazer para resolver o problema.

Combata a Umidade Dentro do Armário

As roupas guardadas durante as estações frias, podem acumular umidade. Coloque paus de giz nos cantos do armário ou gaveta, pois o giz absorve a umidade. Você pode também pendura-los.

closetPara que as suas bijuterias não escureçam (ou oxidem) coloque um pedaço de giz dentro da caixinha porta-jóias onde elas são guardadas.

Bolas de cânfora também evitam umidade nos armários e gavetas.

Você também pode colocar um pouco de cal virgem em um vidro que tenha uma boa base e colocar numa região segura do armário, para evitar acidentes.

Destampe o pote ou cubra a boca com um pano amarrado, dentro do armário.

A cal é hidrófila e absorverá toda a umidade, mas é necessário trocá-la a cada dois ou três meses.

Elimine o Mofo em Closets e Armários

Utilizados para reter e retirar a umidade de ambientes fechados, a sílica gel e o cloreto de cálcio evitam mofo e fungos que favorecem o aparecimento de traças, mau cheiro e danos em documentos que necessitam de uma vida útil maior.

closetA sílica gel vem em sachê, e uma de suas vantagens é ser reutilizável quando submetida ao forno entre 100º C e 200º C por aproximadamente 30 minutos.

Quando perder a sua cor (no caso da sílica colorida) significa que ela necessita ser aquecida para recuperar seu poder de absorção de umidade.

Já o cloreto de cálcio deve ser colocado num pote e acomodado no local que necessita de combate contra o mofo.

É importante cuidar para que o pote não vire, pois haverá formação de água dentro da embalagem.

Aliás, é da mesma forma que funcionam os produtos desumidificadores e antimofo para armários vendidos nos mercados. Eles puxam a umidade para seu interior – e por isso devem ser trocados periodicamente.

Sílica e cloreto de cálcio podem ser utilizados em empresas (arquivo morto, sala de arquivos em geral e equipamentos eletrônicos) ou em casa (em armários, guarda-roupas, calçados, caixas com documentos, etc).

Produtos à base de sal higroscópico absorvem a umidade do ar com containers para acumular a água.

Para eliminar o cheiro do mofo, pendure uma meia fina velha com serragem de cedro, que você pode encontrar em bazares e marcenarias. Além de evitar o cheiro é ótimo para espantar as traças.

Evitando Traças em Armários e Closets

closetPelo menos duas vezes por ano esvazie o maleiro e o guarda-roupa. Limpe as paredes laterais e as portas internas com um pano úmido.

Deixe o móvel vazio e aberto por algumas horas, abra as janelas do cômodo.

Certifique-se de que o interior está bem seco e recoloque a roupa no lugar.

Retire todas as roupas do armário e deixe-as arejando num lugar bastante ventilado por algumas horas. Peças de lã, linho e seda necessitam ser lavadas com certa frequência.

Depois guarde as roupas pouco usadas em sacos plásticos bem vedados.

Para quem não gosta do odor desagradável da naftalina, pode optar por colocar nos armários folhas de louro (que devem ser trocadas a cada 30 dias).

Coloque também nas gavetas e prateleiras uma boa quantidade de pimenta-do-reino em grão.

Mantenha as roupas limpas, secas e bem arejadas. Coloque-as ao sol regularmente.

Se necessário, coloque nos armários sachês de tecido de algodão recheados com raspas de cedro e lavanda seca ou então partes iguais de menta e alecrim.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: iriskh