Como Montar um Closet com Araras

Escrito por

Você tem um quarto espaçoso, mas não pretende investir em móveis planejados – ou diminuir a amplitude do cômodo montando um closet fechado. Não tem problema: Você pode montar um aberto, com araras. É simples, barato e pode ficar um charme. Descubra os segredos a seguir.

Closet com Araras: Primeiras Ideias

closet abertoPense numa boutique de roupas. Ela é linda, organizada, e as roupas estão todas à mostra, penduradas em araras. Essa é a imagem que você deverá guardar na memória na hora de planejar o seu closet no quarto.

O grande desafio é evitar que o closet seja um amontoado de roupas penduradas e sapatos espalhados. Não, não pode se tornar o cantinho da bagunça. Lembre-se: ele é aberto e ficará em evidência. Será, praticamente, parte da decoração. Logo, deverá estar sempre arrumado.

Existem várias formas de dispor das suas roupas de uma maneira organizada e até mesmo atraente. Um bom closet aberto deve ser seu pequeno camarim particular. Esse é um ótimo conceito de partida.

Como Escolher e Organizar Araras no Closet Aberto

Num closet aberto, todos os itens utilitários precisam ser bonitos e de boa qualidade. Nada de araras arranhadas, tortas ou enferrujadas. Invista em pelo menos duas araras novas, idênticas, de cores neutras e que combinem com o quarto, como preto ou branca.

closet aberto masculinoAraras cromadas são sempre sofisticadas e ficam bem em decorações mais modernas ou despojadas.

Existem modelos de araras que possuem um tipo de prateleira na parte de baixo, de uma ponta a outra. Pode ser útil para acomodar os sapatos. Chinelos e calçados mais baixos podem ficar abaixo deles, diretamente no piso.
Quando essas prateleiras ficam mais longe do chão, podem servir para empilhar roupas dobradas.

No lugar das araras de sustentação via hastes verticais laterais, você também pode instalar tubos de metal que se prendem à parede perpendicular. Ou, se quiser aproveitar o espaço de parede a parede, simplesmente instale um tubo que toque as superfícies opostas.

Os cabides também devem ser especiais. Nada daqueles de arame: o ideal são os de madeira ou forrados com veludo, que evita que as peças escorreguem e caiam.
Para manter uma unidade visual, é importante que todos os cabides sejam iguais.

Outros Móveis para o Closet Aberto

closet com penteadeiraSe a sua arara não dispõe de prateleiras altas para acomodar roupas dobradas, você poderá equacionar a questão de outras formas. Uma delas é simplesmente providenciar um gaveteiro. Outra é instalar prateleiras junto às araras – sobre elas ou numa parede perpendicular.
Sapateiras e um espelho de corpo inteiro também devem ser adquiridos.

Muitas vezes lojas de móveis já oferecem todos esses móveis com o mesmo design, de modo que a coerência do closet aberto fique assegurada.

Se você é mulher, poderá complementar o seu closet com uma bela penteadeira. Ali, poderá se maquiar e guardar em suas gavetas acessórios e até mesmo lingerie.