Elimine o Mau Cheiro dos Tênis

Escrito por

 

Mau cheiro nos tênis é muito comum. Ainda bem que as soluções são muitas!

E você nem precisa sair gastando dinheiro com produtos industrializados: existem várias alternativas caseiras, bem simples, de eliminar o famoso chulé que fica impregnado no seu calçado esportivo.

Assim você não passa vexame na hora de tirá-los dos pés e evita que sapateiras e gavetas se tornem mau cheirosas também.

Essas dicas são especialmente valiosas com a volta às aulas, quando o uso contínuo de tênis é mais frequente.

Confira todos os métodos existentes para livrar seus tênis do cheiro desagradável.

Métodos para Eliminar o Mau Cheiro dos Tênis

tênisO vinagre é mesmo um santo remédio para muita coisa – entre elas, tirar os odores do seu par de tênis.

Basta passar, na parte interna do calçado, um pano umedecido com uma solução de 50 ml do produto mais a mesma quantidade de água.

Retire as palmilhas e faça o mesmo. Deixe secar e confira a diferença.

Se você quiser fazer uma limpeza mais extensiva, misture, num balde, duas xícaras de vinagre a oito litros de água e mergulhe seus tênis por uma hora.

É importante que fiquem completamente submersos – portanto coloque algo pesado sobre eles. Depois retire-os e coloque-os para secar.

Outra estrela dos milagres domésticos é o bicarbonato de sódio. Aqui, esfregue um pouco dele dentro dos tênis e deixe arejar ao longo de uma noite.

vinagre na limpeza

Se não tiver bicarbonato em casa, use sal de cozinha e deixe-os arejando por aproximadamente seis horas. Retire o sal e use normalmente.

Esfregue um chumaço de algodão molhado em água sanitária no interior dos tênis.

Não é necessário enxaguar, mas é preciso aguardar dois dias até usá-los novamente.

Uma dica curiosa mas eficiente é colocar seu par de tênis dentro de uma sacola plástica, fechá-la com um nó e colocá-la no freezer por uma noite.

Você também pode colocá-los numa sacola de pano, fechá-la bem e colocá-la dentro da máquina de lavar no ciclo normal.

Não use sabão em pó, já que ele pode aumentar o mau cheiro: prefira sabão de coco em raspas ou em pó para roupas delicadas.

Saquinhos de chá também prometem eliminar o mau cheiro dos tênis: basta colocar alguns em seus interiores por uma noite. Os saquinhos tendem a absorver a umidade.

Seguindo essa mesma linha, introduza cascas de laranja ou limão nos tênis: elas sugam os odores. Deixe-as lá também por uma noite.

Não confie no uso isolado de perfumes e óleos essenciais: eles não possuem propriedades desodorantes e vão apenas mascarar o odor.