Como Arrumar a Mesa para um Jantar

Escrito por

Uma mesa bem arrumada envolve conhecimentos de etiqueta. Aprenda a seguir como colocar pratos, copos, talheres e outros detalhes para se sair bem quando oferecer um almoço ou jantar mais especial.

Não adianta dedicar todo o seu tempo a um menu de primeira se a mesa do jantar que você está oferecendo está mal arrumada.

Copos, talheres, guardanapos e toalhas devem estar bem postos. Para arrematar, sempre cogite criar uma decoração especial para a mesa. Decorá-la com frutas, por exemplo, pode ser muito elegante e original.

Fique por dentro da etiqueta oficial da arrumação de uma mesa.

O Que Usar para Vestir a Mesa de Jantar

A maneira mais tradicional de arrumar a mesa para um almoço ou jantar festivo é com toalhas de tecido e guardanapos do mesmo conjunto. Escolha uma cor ou padrão que combine com a louça que será utilizada.

Existem formas mais criativas – e igualmente sofisticadas – mas vestir sua mesa. Confira neste artigo especial.

Como Dispor Copos, Pratos e Talheres na Mesa de Jantar

mesa arrumadaApesar da maior parte das pessoas usar o garfo para conduzir o alimento até a boca com a mão direita, ele deve ser colocado do lado esquerdo do prato.

Como a maioria da população é destra, a força necessária para o corte dos alimentos deve ficar na mão direita, local correto de colocação da faca.

Portanto: garfos devem estar posicionados à esquerda do prato, facas à direita com as lâminas voltadas para dentro e a colher ao lado das facas.

Use um modelo de talher para cada refeição a ser servida. Por exemplo, o garfo de salada é diferente do da refeição principal; logo, coloque os dois ao lado do prato, com o garfo que será utilizado primeiro do lado de fora.
É claro que, se você não pretende servir salada, não deverá colocar o talher correspondente na mesa.

Faca, garfo e faca de sobremesa vem acima do prato.

Os copos devem ficar do lado direito do prato, sempre em ordem decrescente de tamanho, de dentro para fora: o maior para água, o do meio para vinho tinto e o menor para vinho branco. Caso ofereça champanhe, a taça deve estar atrás da fila de copos.

Esquema Formal de Arrumação da Mesa de Jantar

1) Sousplat 2) Prato raso 3) Prato fundo 4) Prato para pão 5) Garfo para peixe 6) Garfo comum 7) Faca comum 8) Faca para peixe 9) Colher de sopa 10) xxx  11) Garfo de sobremesa 12) Colher de sobremesa 13) Faca para manteiga 14) Copo para água 15) Copo para vinho tinto 16) Copo para vinho branco 17) Copo para champagne 18) Guardanapo

O uso do sousplat é indicado. Essa peça serve como base no momento da troca dos pratos durante o jantar. Deve ser mantido na mesa até a última refeição servida, incluindo sobremesas.

Nunca coloque o prato fundo ou qualquer recipiente com alimento líquido quente sobre a mesa. Use sempre um prato raso ou um sousplat como base.

Reserve alguns pratos, copos e xícaras a mais para um evento, pois acidentes sempre acontecem. Para dez convidados, separe 14 peças de cada item.

jantar-mesa-formal

mesa do jantar

Acessórios para a Mesa de Jantar

Num jantar mais formal, o ideal é colocar as travessas num aparador, para deixar a superfície mais livre e facilitar a movimentação dos convidados na hora de se servirem.

Travessas na mesa também são uma opção, assim como o prato chegar já montado e colocado na frente do convidado. O que não pode acontecer é mandar as pessoas se servirem direto das panelas, ou na cozinha.

Todos os temperos devem estar disponíveis: saleiro, pimenteiro, vinagre, azeite e outros itens precisam estar acomodados juntos numa cesta ou outro suporte especial.

O balde de gelo deve estar sempre cheio e sem água.