Decoração da Mesa com Frutas

Escrito por

Entre as muitas formas de decorar a mesa para um almoço, um jantar ou uma festa maior, uma das mais originais é utilizando frutas.

Um país tropical como o Brasil combina com uma mesa enfeitada com frutas praticamente o ano todo – especialmente nas estações mais quentes, em festas diurnas.

Existem frutas das mais variadas formas, tamanhos e cores. Elas podem dar origem a um grande número de arranjos decorativos para enfeitar uma mesa.

A simples combinação de duas ou mais frutas ou mesmo a disposição harmônica de apenas um tipo num bonito vaso pode fazer toda a diferença. Nem é preciso cortá-las de formas especiais.

Confira nossas dicas.

Como Escolher Frutas para Decorar a Mesa

arranjo-citricoExistem alguns fatores a levar em conta antes de decorar a mesa: quais frutas escolher.

Em primeiro lugar, é importante conhecer as preferências dos seus convidados – afinal, o efeito não será apenas decorativo. Existe sempre a possibilidade de alguém querer saborear o arranjo no fim da festa.

Lembre-se de que frutas da estação tendem a ser mais baratas e a estarem mais bonitas e saborosas. Escolha as sem manchas ou pancadas.

Outra dica é dar preferência a frutas que, uma vez cortadas, se mantem frescas por mais tempo, sem escurecer.

Frutas com cascas mais resistentes são mais resistentes a temperaturas altas e qualquer outro tipo de ação. É o caso do limão, da laranja, da tangerina, do abacaxi. Maçãs, pêssegos e peras também são boas opções; morangos já são mais delicados.

Sempre higienize das frutas antes de começar a montar o arranjo.

Decorando a Mesa com Arranjos de Frutas

arranjo-frutas-verdesO ponto de partida para que as frutas dispostas na mesa caracterizem uma decoração são os artigos de mesa que você possui: toalha, jogo americano, guardanapos, cores dos pratos, talheres, entre outros.

A combinação da toalha de mesa e das frutas, por exemplo, vai ditar o estilo que você pretende imprimir.

Para um visual mais clean e moderno, você pode utilizar tecidos de tons neutros na mesa, pratos lisos, copos transparentes e escolher um ou dois tipos de fruta – três, no máximo, se forem pequenas e da mesma cor.

Toalha de mesa branca com pratos brancos e um vaso de vidro com tangerinas e folhas bem verdes pode ser muito elegante.

mesa-com-frutasCachos de uvas verdes combinados com peras e limões oferecem um efeito tom-sobre-tom da mesma cor, gerando sofisticação. Maçãs verdes com mangas maduras… combine duas ou no máximo três frutas buscando um efeito de cor e acomode-as.

Se você deseja oferecer uma quantidade maior de frutas mas ainda aposta numa decoração mais clean, continue apostando na louça e toalha de mesa neutros.

Caso a ideia seja uma decoração mais alegre e irreverente, aposte em toalhas de mesa e louça estampadas ou bem coloridas, e adote apenas uma fruta de uma das cores para ser a tônica visual da mesa.

Ideias de Arranjos com Frutas para Decorar a Mesa

mesa-com-abacaxiExistem frutas com potencial decorativo mais destacado que outras. Uma delas é o abacaxi, sempre belo com sua casca desenhada e coroa semelhante a uma bromélia.

Se a ideia for puramente ornamental, você pode passar um spray dourado ou prateado na fruta inteira e alojá-lo estrategicamente na mesa.

Você também pode retirar a coroa, cavar a fruta, encher de água e transformar a casca num vaso de flores.

Caso a proposta inclua, também, alimentação, o abacaxi cortado ao meio na vertical (incluindo sua coroa) pode ser cavado e servir seus próprios pedacinhos em cubo como se fosse um pote.

mesa-limoesPalitinhos com diversas frutas colocadas em degradê (um morango vermelho ao lado de um pedaço de tangerina laranja ao lado de uma banana amarela, ao lado de uma uva verde, etc) podem ser espetados num abacaxi grande.

Um abacaxi esvaziado, com uma “janela” no centro, pode abrigar uma pequena vela.

Em geral, para qualquer fruta, os vasos mais indicados são os grandes e transparentes: eles deixam à vista todo o formato da fruta, além das cores. Mas você também pode improvisar uma “passadeira” de folhas atravessando a mesa.

Por cima, você pode colocar frutas – como se elas tivessem passando por um caminho.

Uma alternativa mais rústica, perfeita para festejos no campo, é utilizar vasos de plantas feitos de barro para acomodar um só tipo de fruta.