Dicas para Reformar o seu Sofá

Original: http://www.fazfacil.com.br/manutencao/dicas-para-reformar-o-seu-sofa/ Escrito por

O sofá é um item fundamental tanto para a decoração da casa quanto para o bem estar de seus moradores. Veja aqui como reformar o seu sofá.

Bons sofás em geral são mais caros e costumam ser trocados por novos depois de muitos anos. Não são objetos dos quais nos desfazemos com facilidade.

Ao mesmo tempo, eles estão entre os móveis mais utilizados da casa. Ali não apenas nos acomodamos nos momentos de descanso e de socialização; podemos, também, realizar refeições e até mesmo dormir neles.

Logo, ele poderá pedir uma reforma de tempos em tempos. Então, sua estrutura e seu visual poderão ser substancialmente renovados e adaptados a uma possível redecoração do ambiente.

Saiba o que exigir e o que esperar na hora de recauchutar o seu.

Estofados para a Reforma do Sofá

sofa-cinza-salaO sucesso da reforma do seu sofá depende tanto dos materiais escolhidos para a missão quanto da competência da mão-de-obra empregada.

A qualidade da espuma utilizada é essencial para o conforto e mesmo para a manutenção do formato do sofá. Ela só precisará ser substituída em média após dez anos de utilização.

Estofado em flocos possuem o quilo mais em conta. São utilizados para almofadas de botão, pois são mais flexíveis. No entanto, podem deformar com o tempo.

Estofado em bloco são mais consistentes; logo, com maior potencial ergonômico. São feitos de espuma e podem variar em densidades.

As mais utilizadas são as de números entre 28 e 33, capazes de suportar pesos de até 90 quilos. Espumas número 35, 40 e 50 são boas para almofadas soltas em assentos.

O algodão siliconado, também conhecido como pluma sintética, são bastante macios e simulam o toque da pena de ganso. As chamadas molas ensacadas consistem no revestimento das mesmas com três ou quatro centímetros de espuma.

Forrando seu Sofá

tecido-sofaEm primeiro lugar verifique a necessidade real de estofamento; apenas em seguida proceda com a forração do seu sofá.

Se ele estiver estruturalmente em bom estado, você poderá seguir direto para a escolha do novo tecido.

Na hora de optar por uma cor ou estampa, lembre-se de que o sofá costuma ser um dos móveis mais expressivos do ambiente. Qualquer detalhe visual estará em maior evidência.

Se a sua decoração é mais ousada, poderá colocar estampas e cores fortes no seu sofá. Se é mais suave, escolha cores neutras e deixe as estampas para as almofadas avulsas.

No tocante ao tipo de tecido, o courino sintético, a sarja e o linho estão entre as opções mais em conta. Chenille e suede são um pouco mais caros, enquanto a seda, o jacquard e o couro constam entre os mais onerosos.

Para preservar ainda mais o seu sofá – e dependendo do seu material – é possível comprar versões impermeáveis do tecido ou mesmo impermeabilizá-lo depois da forração.

Outra saída é mandar fazer uma capa sob medida para ele.

Medidas Básicas para Contratar o Trabalho de Reforma de Sofás

Na hora de contratar o valor de uma reforma, é importante tirar as medidas do seu sofá e ver se elas se aproximam das medidas médias.

Um assento, por exemplo, deve ter pelo menos 45 cm de altura e 58 cm de profundidade. O encosto, por sua vez, precisa apresentar 90 cm de altura e 17 cm ou 18 cm de profundidade.

Na hora de fechar o contrato do estofamento ou a forração do seu sofá, as medidas devem estar contempladas. Aproveite para anexar fotos do móvel e de amostras dos materiais que deverão ser empregados.