Estofamento novo e os tecidos para escolher!

Escrito por

Os tecidos

° Bouclê ° Camurça Sintética ° Cetim ° Chenilles ° Couro Natural ° Couro sintético ° Damasco ° Estampado ° Gobelim ° Gorgorão ° Jacquard ° Linho ° Lonita, Sarja e Brim ° Matelassê ° Ráfia ° Sedas ° Shantung ° Tramados ° Veludos ° Voil

Como usar bem cada tecido

Nos ambientes internos, os tecidos de fibras naturais, em geral, são os preferidos por oferecer toque agradável e sensação de conforto.
Existe no mercado uma infinidade de opções para atender a vários gostos, estilos e bolsos.

Embora não haja regra quanto ao uso de um tipo específico de tecido para determinado espaço da casa, nem norma que estabeleça qual deve ser utilizado como revestimento ou capa, a própria característica do produto já orienta a escolha.

• Em uma sala de TV, por exemplo, cuja permanência costuma ser freqüente e prolongada, os tecidos feitos em máquina de jacquard, como o tweed, que mescla cores e fios, são sempre lembrados.
O chenile, disponível em diversas tramas e desenhos, e a camurça também aparecem como boas opções.

Os adeptos das capas podem escolher entre a sarja, o jeans, o algodão, o brim e a lona – eles agüentam mais por serem mais resistentes e de fácil manutenção.

• Para o living, em que há preocupação com o visual, tecidos sofisticados como a seda rústica, o jacquard de seda, o linho e o veludo. Outra opção é o tafetá changeant, como revestimento ou capa protetora.

Detalhe: o adamascado e o gobelim são alternativas para um móvel clássico.
Sempre atual, o couro torna-se mais bonito e maleável com o passar do tempo.
Alternativas mais econômicas: o couro sintético e o ecológico servem principalmente para revestir peças menores, como poltronas, cadeiras e pufes.

• Em varandas abertas, boas pedidas são os materiais sintéticos e de fios acrílicos, por serem resistentes ao sol.
Os mesmos – com padronagem despojada, estampas coloridas e alegres – também são os mais recomendados para os estofamentos da casa de praia e de campo.

• Em geral, uma boa solução para proteger o tecido do estofado, principalmente na casa em que moram crianças, é a capa removível, feita sob medida para o encaixe perfeito.
É mais fácil tirar a capa para lavar à máquina.

Orçamento

Quando chamamos o estofador para fazer um orçamento de um novo estofamento para nossos sofás, sempre nos assustamos com a quantidade de metros de pano necessários ao serviço.
Aqui estão as medidas gerais (aproximadas) dos metros de pano para cada tipo de sofá :

Sofá de dois lugares:

largura de 1,40 a 1,90 m – com almofada do assento e do encosto soltas 14 a 16 m – com as almofadas do assento ou do encosto soltas 12 a 14 m

Sofá de três lugares:

largura de 2,00 a 2,30 m – com almofadas do assento e do encosto soltas 17 a 20 m – com as almofadas do assento ou do encosto soltas 15 a 18 m

Fonte: Revista Viver Bem
fonte: Deposito de Sofa