Viajar é um prazer. Dirigir por aí é uma aventura, ir ao encontro de novos panoramas e culturas é bom demais! Mas viajar também tem seus perigos; portanto vamos reduzi-los. Vejas as dicas de direção segura na estrada.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]O Que Fazer Antes de Pegar a Estrada de Carro[/h2]
Calibre todos os pneus, inclusive o estepe. Mesmo com boas condições de piso, o calor provocado pelo atrito, somado ao sobrepeso da bagagem, pode murchar os pneus.
Nos casos de viagem com o veículo carregado, a calibragem deve ser feita com a carga total indicada no manual do proprietário.
Verifique se os itens de segurança (chave de rodas, macaco e triângulo) estão no veículo e com condições de uso. Problemas com essas peças podem transformar um simples pneu furado em uma longa espera por ajuda.
Cheque o funcionamento de lâmpadas de sinalização dianteiras e traseiras é também uma boa medida para minimizar as chances de acidentes.
Como o motor é muito demandado em uma longa viagem, deve-se conferir o radiador, para checar se o nível da água está de acordo com as recomendações do fabricante. Aquecimento de motor é uma ocorrência de grande probabilidade em viagens.
Mantenha o carro balanceado e alinhado é fundamental para viajar com tranquilidade. A suspensão também pode ser avaliada. O carro em alta velocidade pode perder a estabilidade se não estiver em ordem.
É muito importante também verificar o nível do óleo no motor. Sob condições demandantes, como uma viagem, a falta de óleo pode provocar danos nos pistões.
Em condições extremas, o motor chega a fundir.
[h2 type=”2″ width=””]Mecânica em Dia Gera Economia[/h2]
É fundamental verificar, pelo menos uma vez por ano, os elementos essenciais. Afinação do motor, troca de filtros (um filtro sujo diminui o rendimento do motor), etc.
Se o motor tiver velas que já não funcionam bem, desregulagem no sistema de injeção de combustível ou mau funcionamento na exaustão de gases, você estará jogando fora 15% ou mais de seu combustível.
Caso os pneus estiverem abaixo de sua calibragem recomendada pelo fabricante, eles trarão mais resistência para rodar e você estará perdendo (alem dos pneus) 5% do combustível.
Se as rodas estiverem fora de alinhamento, você estará perdendo (alem dos pneus) pelo menos 2% do combustível.
O escapamento deve ser verificado a cada 20 mil quilômetros. Os fixadores e abraçadeiras devem ser revisados periodicamente.
Lave a parte de baixo do carro somente com água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas.
[h2 type=”2″ width=””]Durante a Viagem: Como Desembaçar os Vidros[/h2]
O embaçamento dos vidros ocorre devido à diferença entre as temperaturas externa e interna do veículo. Para melhorar a visibilidade, feche todos os vidros, ligue o ar-condicionado e acione o desembaçador elétrico traseiro.
Nos modelos sem esses equipamentos, recomenda-se abrir um pouco os vidros e deixar o ar circular pelo carro. Se não resolver, pare num posto e compre um líquido desembaçante.
Com um pano macio, aplique o produto dissolvido em água na parte interna e externa dos vidros. Você perceberá que a visibilidade irá melhorar.
[h2 type=”2″ width=””]Enfrentando um Temporal na Estrada[/h2]
Copas de árvores quando se agitam na estrada é sinal de ventos fortes. Reduza a velocidade do carro e espere pelas surpresas. Seu carro pode ser envolvido por uma tempestade, chuva de granizo ou vendaval.
Aos primeiros pingos fortes de água, acenda os faróis e acione os limpadores de pára-brisa na máxima velocidade. Se a tormenta se intensificar e a sua visão ficar comprometida, evite estacionar na estrada.
Procure um local seguro para parar. Os vendavais costumam jogar galhos na pista e provocar danos aos veículos.
[h2 type=”2″ width=””]Buracos Camuflados pela Chuva[/h2]
Em dias de chuva, a água encobre os buracos, criando armadilhas para os motoristas. No carro, quem sofre são as rodas e a suspensão.
A queda nas crateras pode amassar os aros, cortar os pneus, além de empenar as bandejas de suspensão. O sistema de direção também pode ser atingido, desalinhando com o choque.
Para evitar maiores prejuízos, mantenha os pneus sempre calibrados e evite frear quando cair nessas crateras.
Quando o carro cai em um buraco com as rodas travadas, o impacto da batida é bem maior, além de causar sérios danos ao veículo.
[h2 type=”2″ width=””]Como Reduzir os Efeitos de Aquaplanagem[/h2]
Um situação muito comum nas estradas em dias de chuva é o acúmulo de água sobre a pista.
Quando o carro passa em velocidade sobre essas poças, forma-se uma película de água entre a roda e o asfalto e o pneu perde por instantes o contato com o piso, deixando o carro sem controle.
Em uma situação dessas, mantenha a direção firme e evite frear ou mudanças bruscas no volante. Apenas tire o pé do acelerador e logo você sentirá a direção voltar ao controle.
Pneus lisos ou meia-vida tendem a aumentar os efeitos da aquaplanagem, por causa da ausência de sulcos que servem para escoar a água na banda de rodagem.
[h2 type=”2″ width=””]Como Dirigir Sob Chuva de Granizo[/h2]
Não há como prever. Ao primeiro sinal de nuvens escuras associadas a vendavais, retire o carro da rua e coloque sob um local coberto, protegido (garagem, estacionamento ou posto de gasolina).
Se não for possível, apoie a palma da mão no centro do pára-brisa enquanto procura um local coberto. Isso garante maior firmeza ao vidro.
Evite deixar o carro debaixo de árvores.
[h2 type=”2″ width=””]Como Lidar com Enchentes[/h2]
Espere até o nível da água atingir o batente inferior da porta e então abandone o veículo. Ao deixar o carro, tome cuidado ao andar para não cair em um bueiro ou galeria pluvial aberta pela pressão da água.
Procure abrigo em lugar alto e seguro. Com água acima das rodas, o carro boia e fica sem controle.
Não espere a água chegar às janelas, pois dessa forma as portas ficam bloqueadas e você não consegue sair da correnteza. E o pior: o resgate é muito mais complicado.
[h2 type=”2″ width=””]Como Atravessar Locais Alagados[/h2]
Antes de atravessar um trecho alagado, veja as condições locais e a distância do trecho. Só atravesse se o nível da água estiver abaixo da metade da roda. Ainda assim, muito cuidado.
Engate a primeira marcha e mantenha aceleração constante, sem tirar o pé do acelerador (assim a água não entra no sistema de escapamento). Durante a travessia, vá bem devagar.
Correndo, o risco da água entrar no cofre e gerar uma pane no sistema elétrico – fazendo o motor “apagar” – é muito alto. Outro risco mais sério ocorre se o bocal do filtro de ar sugar a água para os cilindros e provocar um calço hidráulico, travando os pistões e danificando o motor.
[h2 type=”2″ width=””]Recuperando o Carro Atingido pela Enchente[/h2]
O veículo atingido por enchentes pode sofrer sérios problemas devido à infiltração de água em sua parte mecânica. A primeira providência é lavar o motor.
Depois, verifique sinais de água ou lama dentro do tanque de combustível, do reservatório de óleo do motor ou do câmbio. Em caso de dúvida, limpe o tanque e troque os lubrificantes.
Verifique o filtro de ar e faça limpeza no sistema, se necessário. Se o filtro estiver sujo, troque-o também. Em casos mais graves, o motor e o câmbio terão de ser completamente desmontados e limpos para retirar resíduos de terra e areia, que provocam riscos profundos nas câmaras de combustão e aceleram o desgaste de todos os componentes.