Quando e porque devo calibrar os pneus ?

A estabilidade do veículo está diretamente ligada à utilização da correta pressão.

Recomendamos a calibragem dos pneus à frio, ou seja, quando:

O veículo está parado há uma hora, no mínimo.

O veículo não rodou mais de 2 ou 3 Km à velocidade reduzida.

Quando for necessário retificar as pressões com os pneumáticos quentes, é preciso tomar as seguintes precauções:

Não desinflar.

Aumentar 4 PSI (0,3 BAR) ás pressões recomendadas.

Respeitar as diferenças de pressões entre eixos.

Assim que tiver oportunidade, verifique as pressões com o pneu frio.

Pressôes

– Seguir a recomendação do fabricante do veículo.

– Corrigi-las sempre com os pneus frios, isto é, antes de iniciar a rodagem.

– Freqüência de correção mínima: duas vezes ao mês, com manômetros aferidos.

OBS: Nunca retire ar dos pneus quentes, isto é, durante ou logo após a rodagem.
Verifique sempre se há fugas lentas de ar pela base ou núcleo da válvula.
Coloque sempre tampas nas válvulas.

Calibragem de pneus: aprenda a maneira correta

Pressão dos Pneus – Fora de Estrada

Para a maior parte dos casos de condução fora de estrada é permitido manter as pressões adotadas em estrada.
Todavia, em condições extremas valem as seguintes regras:

Lama – é permitido reduzir a pressão para aumentar a área de contato do pneu com o solo (capacidade de flutuação);

Rocha – manter a pressão normal. Reduzí-la significa aumentar o risco de “picotar” a banda de rodagem ou até cortar o pneu lateralmente;

Areia – sobre areia não compactada é permitido reduzir a pressão dos pneus para aumentar a tração

Água – manter a pressão normal porque não será possível ver os obstáculos submersos.

OBS : Nunca use nos pneus de seu veículo pressão inferior a 16 b/pol2.
Em casos nos quais foi necessário reduzir a pressão dos pneus, recalibrá-los o mais rápido possível.
Enquanto não recalibrar os pneus, dirija devagar, e sob enhuma circunstância ultrapasse a velocidade de 80 km/h.

Posso utilizar Nitrogênio para inflar meus pneus?

Uso do Nitrogênio pode trazer alguns benefícios ao Pneumático:

Menor temperatura externa;
Menor oxidação do material ferroso (cabos de aço);
Menor perda de pressão, já que o nitrogênio não migra com facilidade através da borracha.
Se inflar os pneus com Nitrogênio, sempre faça a manutenção das pressões com Nitrogênio, caso contrário ele perde seu efeito.

fonte: Pirelli