À primeira vista todo fogão parece possuir estruturas idênticas. Mas não é bem assim: dependendo do tipo de gás que você utiliza, as conexões para levá-lo até as bocas e o forno podem variar. Saiba qual a conexão certa para o seu caso.[clear]
Na hora de montar o seu fogão, todo cuidado é pouco. Descobrir a conexão certa para o seu fogão – e instalá-la corretamente – evitará acidentes graves como vazamentos e explosões.
Entenda mais sobre o assunto e fique seguro na hora de botar seu fogão para funcionar.
[h2 type=”2″ width=””]Tipos de Gás de Cozinha[/h2]
A primeira coisa a fazer é saber sobre os diferentes tipos de gás existentes para uso doméstico: o GLP e o GN.
O GN é o gás natural, disponível, por exemplo, no Rio de Janeiro, aonde existe uma grande fonte e uma concessionária totalmente especializada no fornecimento, que é encanado e distribuído.
Lá são vendidos fogões já totalmente adaptados ao gás natural. Caso você esteja vindo de outra localidade para morar numa cidade com esse tipo de fornecimento, será preciso chamar a companhia de gás local para realizar adaptações no fogão. Esse serviço normalmente é gratuito.
O tipo de gás mais comum no Brasil, no entanto, é o GLP, ou gás liquefeito de petróleo. É o famoso gás de botijão, que é 85% ocupado por gás em estado líquido e 15% em estado gasoso. Ele não é tóxico, sendo, portanto, considerado mais seguro.
Ainda assim, todo cuidado é pouco na hora de ligá-lo ao fogão. O GLP pode provocar efeito anestesiante caso seja inalado em grande volume.
[h2 type=”2″ width=””]Conexões para Fogão à Gás Natural[/h2]
Se a sua cidade oferece gás natural encanado, a sua conexão será uma mangueira de 1,25m de comprimento feita de metal, com espessura de meia polegada.
Ela exigirá uma arruela de vedação e uma pasta para vedar. Fogões com entrada de gás com bico mamadeira exigirão, ainda, um adaptador.
Você deverá rosquear o adaptador à mangueira e utilizar a pasta vedante para selar bem essa conexão. Duas chaves de boca ajudarão a tornar a fixação ainda mais eficiente.
Então, a porca do adaptador deverá ser encaixada na entrada de gás, rosqueando as chaves de boca.
O fornecimento de gás para dentro da casa ou apartamento é controlado por meio de um registro, que deve ser exclusivo para o fogão e estar localizado na própria cozinha, bem visível e de acesso fácil.
Se você desejar modificar o local do fogão, deverá transferir, também, o ponto de saída de gás dentro da cozinha. Para isso será preciso utilizar tubos de aço ou cobre.
Todo o processo de instalação da conexão de gás para o fogão deverá ser feito com o registro fechado. Depois da instalação, passe água e sabão por todas as partes manipuladas e abra o registro de gás. Observe: bolhas serão produzidas em locais aonde estiverem ocorrendo vazamentos.
Feche o registro e ajuste melhor as peças. Repita o processo até que nenhum vazamento seja identificado.
Se preferir, chame um técnico especializado para realizar o procedimento.
Fogões do tipo cooktop necessitam de peças extras para se ligarem à mangueira.
[h2 type=”2″ width=””]Instalação de Conexão para Fogão à Botijão[/h2]
A conexão completa para ligar um fogão ao botijão de gás é composta por uma válvula que regula a pressão do gás (de 2,75 kPa), chave de fenda, braçadeiras de metal com parafusos e uma mangueira plástica de PVC.
Esta deverá ter uma tarja amarela e apresentar o selo do Inmetro.
A mangueira poderá ter, no máximo, 1,25m de comprimento – e jamais poderá apresentar emendas. Portanto, tenha atenção ao lugar aonde ficará o fogão e o botijão.
Instale a braçadeira de metal numa ponta do cabo de gás, encaixe a mangueira no local de entrada do gás no forno e aperte-a com uma chave de fenda.
Depois, acople a outra braçadeira na outra ponta, e conecte o tubo no regulador de pressão, apertando a peça. Veja se o registro do regulador está fechado antes de prendê-lo ao botijão. Só então rosqueie-o ao mesmo.
O teste de água e sabão, que identifica possíveis vazamentos, também se aplica aqui.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas de Segurança para Instalação de Fogão[/h2]
Sempre mantenha uma distância de 10cm entre o fogão e a parede ou móveis próximos a ele. Assim o ar circula com facilidade, evitando aquecimentos acentuados. A tampa do fogão exige no mínimo 65cm de espaço acima dele.
Fiações elétricas e mesmo a mangueira de PVC de fogões à botijão não devem passar pela região traseira do eletrodoméstico. Os fios, inclusive, devem ser aterrados de acordo com a norma NBR 5410.