Como Conservar Tesouras

Escrito por

A tesoura é um artefato que não se compara a qualquer outro tipo de lâmina – e praticamente qualquer pessoa precisa dela. Veja como mantê-las sempre em dia.

Tesouras mal cuidadas acabam ficando sujas, com as articulações duras, rangem, enferrujam. Um corte nas mãos com elas pode ser um problemão.

Sem contar que a performance das lâminas fica muito comprometida, manchando o material com sujeira, executando um corte cego ou mesmo corte nenhum.

Veja a seguir as melhores dicas para escolher e conservar tesouras.

Regras Gerais para a Conservação de Tesouras

A principal regra para conservar bem suas tesouras é reservar uma para cada função.

Estabeleça uma tesoura exclusivamente para cortar papel, outra para cortar plásticos, outra só para tecidos, outra para cortar barba e cabelo, outra para picar alimentos… nunca utilize uma dedicada a um material para cortar outro.

tesoura papelUma forma segura de fazer a manutenção completa da sua tesoura é com um amolador profissional de facas. É um serviço rápido, feito na hora, e barato. A maior parte deles completa o serviço passando óleo na articulação da tesoura.
Se não existe amolador por perto, procure saber se fazem o serviço em bancas de jornal ou mesmo em chaveiros. Uma boa periodicidade para fazer isso é anualmente. Se a sua tesoura é muito utilizada, faça a cada quatro meses.

Jamais tente afiar sua tesoura cortando lixas ou lixando as lâminas. Também dispense a boca da garrafa como amolador.

Não limpe a tesoura com álcool. Se a tesoura precisar de um banho e for de aço inox, bastará usar água morna e sabão neutro, secando bem em seguida.

Guarde sua tesoura num lugar seguro, longe do alcance de animais e crianças. Também deve ser um lugar seco. Enrole-a num pano macio, de preferência.

Como Fazer a Manutenção da sua Tesoura

Depois de amolada, passe um pano bem macio e seco por toda a tesoura, para remover possíveis restos de material. Dedique especial atenção ao pivô, aquela articulação aonde uma lâmina encontra a outra, unidas por um parafuso ou rebite.

tesoura desmontadaAbra e feche a tesoura para certificar-se de que toda a sujeira se foi. Restos de fios, papel e alimentos podem estragar o desempenho do objeto.

Em seguida, com uma chave de fenda, faça eventuais ajustes no parafuso da tesoura. Se a tesoura range ou agarra na hora do movimento, solte ao máximo o parafuso e limpe completamente as lâminas. Pode haver desde partículas finas ou mesmo ferrugem.

Com o parafuso ajustado, utilize óleo para máquina de costura para lubrificar o pivô da tesoura. Abra-a e feche-a algumas vezes para que o óleo penetre em toda a estrutura. A tesoura deve ter um movimento fácil, mas firme.

Retire bem o excesso de óleo, para não manchar tecidos ou papéis – ou deixar um pouco nos alimentos.

Se a sua tesoura é usada com muita frequência, faça a manutenção semanalmente.

Como Escolher a Melhor Tesoura

Sempre dê preferência às tesouras de aço inox. Elas são mais duráveis e demoram mais para perder o fio.

Prefira, também, tesouras com parafuso ao invés de arrebites. Como vimos, parafusos podem ser ajustados caso as lâminas comecem a ficar folgadas.

Tesouras infantis podem ser muito falhas, com lâminas cegas demais e lâminas muito soltas. Sempre redobre a atenção na hora de comprá-las. E prefira sempre as de bico arredondado, para evitar acidentes.

Tesouras com acabamento acetinado nas lâminas não cortam melhor do que as que não possuem essa característica. Ele é puramente estético.