FACAS: Como cuidar das facas de cozinha. Como manter o fio?

Escrito por

As facas são a ferramenta mais importante de uma cozinha e por consequência para quem gosta de cozinhar.

Existem facas apropriadas para cortar carnes, frios, legumes, verduras e outras mais especializadas.

Para um bom desempenho é preciso que estejam sempre bem limpas e afiadas, por isso é importante ter uma pedra de amolar e ou uma chaira.

– Quais os cuidados ao comprar uma faca ?

Você julga a qualidade de uma faca pelo metal, pela afiação da lâmina, o tipo de cabo e a forma como a lâmina está afixada ao cabo.

As lâminas de aço inox são fortes, duráveis e resistentes à corrosão e mantêm o corte afiado.

Os cabos devem ser duráveis e resistentes às trincas ou ao desgaste provocado pela lavagem e, no mínimo, um terço da lâmina deve estar dentro do cabo.

– Facas de aço e a agua quente!

Água quente ou descascar cebola não estragam o fio da faca. São mitos.

A faca de bom aço, seja aço carbono ou aço inox, tem a retenção do fio ditada pelo teor de carbono do aço, pela têmpera e revenimento do aço e pelo próprio uso.

Usar uma faca sobre superfícies mais duras que o aço como pratos de porcelana e vidros é que estragam o fio da faca.

Depois de pronta uma faca passa pelo processo de têmpera em que o aço é levado a temperaturas por volta dos 1.000 graus Celcius para os inox ou por volta de 860 graus para os aços carbono.

Ao atingir esta temperatura o aço muda sua estrutura interna então é resfriado bruscamente em um banho de óleo até a temperatura ambiente ou até -196 graus ( nitrogênio líquido ) em alguns casos.
Desta forma aquela estrutura alcançada pelo aço se mantém e ele fica duro.

Como neste processo ficam muitas tensões internas o aço é então aquecido a temperaturas entre 200 e 300 graus para os aços carbono ou até 450 graus para os inox, no processo chamado de revenimento quando então alivia-se a tensão interna do aço.

Neste processo ele perde um pouco da dureza da têmpera mas isto só ocorre à partir dos 200 graus, temperatura que não se chega nem perto ao lavar uma faca em água quente ou morna.

– Como lavar as facas ?

Lave-as, manualmente, com água e sabão.

Para remover resíduos de alimentos, deixe de molho em detergente por alguns minutos. Depois, enxágüe e seque de uma vez, para evitar manchas.

Para o bem da segurança e do fio das facas, lave-as separadamente de outros utensílios.

 – Onde e como guardar as facas ?

Suas facas manterão o fio por longo tempo se forem guardadas separadamente dos outros utensílios de cozinha.
Se a faca tiver que dividir espaços, o ideal é que esteja pelo menos embainhada no mesmo recipiente em que veio. Isso protegerá o fio contra as batidas e colisões.