A fim de driblar o calor, muitas pessoas procuram o auxílio de climatizadores, que garantem um ambiente mais agradável.[clear]
A aquisição desse aparelho é a opção número um de famílias e empresas que buscam o bem-estar de todos: ele ajuda não apenas na manutenção do clima mas também garante a qualidade da saúde de quem frequenta o local.
Os climatizadores são a saída para manter um local sempre bem arejado e ventilado, sendo uma alternativa acessível e eficiente. Não é à toa que pessoas com bebês os utilizam nos quartos dos pequenos a fim de manter o ambiente agradável e evitar riscos.
No mercado, é possível encontrar diversos modelos, cada um atendendo às necessidades de um ambiente, desde os menos potentes, para locais menores, até os que têm capacidade de ventilar, umidificar e refrescar salas bem amplas.
Por isso, antes de comprar, é preciso saber como escolher o climatizador ideal. Confira a seguir algumas dicas.
[h2 type=”2″ width=””]Climatizador x Ar-Condicionado[/h2]
Os climatizadores, se comparados aos ares-condicionados, podem consumir até nove vezes menos energia.
Por isso alguns modelos são considerados ecologicamente corretos: eles aliam a economia na conta de luz com a manutenção da saúde de todos os integrantes da casa.
Além disso, ao contrário do que acontece com o ar-condicionado, o climatizador não requer um ambiente completamente fechado para que a sua eficácia seja garantida.
Desta forma, há maior circulação e renovação do ar, o que também impede o surgimento e o agravamento de doenças respiratórias.
Vale lembrar, no entanto, que a meta inicial de um climatizador é a de melhorar a qualidade do ar e harmonizar a temperatura do ambiente.
[h2 type=”2″ width=””]Modelos de Climatizadores[/h2]
O principal aspecto a ser pensado é o modelo de climatizador.
Alguns deles contam com a opção de adicionar gelo ao reservatório de água para refrescar o ambiente. Além disso, em épocas frias, o conforto é garantido, já que há tipos que trazem a função de aquecedor.
Os modelos com circulador possuem três opções de ventilação. Com ele, você tem a garantia de mais conforto e a possibilidade de se sentir mais confortável mesmo em dias de clima mais seco e quente.
O mesmo acontece com a função umidificadora, que necessita de um tanque de água para ser realizada.
Na maioria das vezes, o compartimento é removível para garantir fácil limpeza, abastecimento e acesso.
Os purificadores são compostos por um sistema de filtragem rígida, a qual tem a capacidade de eliminar alguns tipos de bactérias presentes no ar.
Desta forma, eles fazem uma limpeza, impedindo que elas entrem no organismo das pessoas e causem algum tipo de problema de saúde, como os respiratórios e a poeira estática.
Também é possível chegar em casa e já sentir um clima agradável no ambiente graças ao termostato e ao timer digital.
Eles permitem que você programe o “ligar” e o “desligar”, além de determinar um tempo de funcionamento do aparelho mesmo quando não há ninguém em casa
[h2 type=”2″ width=””]Climatizadores: Móveis ou Fixos?[/h2]
O modelo ideal de climatizador para sua casa é o móvel, já que os fixos são indicados para fins industriais e comerciais.
Além disso o climatizador móvel pode acompanhar você em todos os ambientes da casa, assegurando mais comodidade.
Você consegue levá-lo em viagens para a praia, por exemplo, ou outros lugares quentes e garantir o seu conforto.
Enquanto isso, os fixos precisam ser instalados por uma equipe profissional e não podem ser levados a nenhum lugar.
Climatizadores são especialmente importantes para tratar a qualidade e as condições do ar do quarto de bebês e e em cidades muito secas – principalmente se o aparelho possui as funções ionizadoras (bactericida) e umidificadoras (controle da umidade do ar).