Ao viajar ou se ausentar do apartamento ou casa, é interessante não deixar de fazer !!!
Desligue, limpe e seque a sua geladeira. Depois, deixe-a vazia, com a porta entreaberta, para evitar mofo.
Cubra seus móveis para impedir que a poeira se instale sobre eles.
Para evitar o aparecimento de traças e outros insetos, passe inseticida nos cantinhos escuros dos armários e cômodas.
Verifique se todas as janelas e portas estão trancadas, principalmente se você mora em uma casa com áreas externas.
Faça uma limpeza geral e guarde o que for possível dentro de armários.
Limpe bem os banheiros, coloque dentro dos vasos sanitários um pouco de desinfetante e feche os tampos.
Se houver um cômodo muito úmido na casa, coloque uma vasilha com um pouco de sal em um dos cantos.
Peça para um vizinho de confiança ou o zelador do seu prédio recolher a correspondência e jornais entregues na sua ausência.
Feche todos os registros de água da sua casa, para evitar possiveis vazamentos.
Desligue a chave geral do gás. Relógio de luz: retire os fusíveis ou desligue a chave geral.
Tire o fio da tomada de aparelhos domésticos e de som, áudio e vídeo, mesmo que estejam desligados.
Dos Direitos e Deveres dos Usuários dos Serviços de Transportes de Passageiros
São direitos e deveres do usuário:
I – receber serviços adequados;
II – receber da ANTT e da transportadora informação para defesa de interesse individuais ou coletivos;
III – obter e utilizar o serviço com liberdade de escolha;
IV – levar o conhecimento do órgão de fiscalização as irregularidades de que tenha conhecimento, referentes aos serviços delegados;
V – zelar pela conservação dos bens e equipamentos por meio dos quais lhes são prestados os serviços;
VI – ser transportados com pontualidade, segurança, higiene e conforto, do inicio ao término da viagem;
VII – ter garantido sua poltrona o ônibus, nas condições especificas no bilhete de passagem;
VIII – ser atendido com urbanidade pelos prepostos da transportadora e pelos agentes do órgão de fiscalização;
IX – ser auxiliado no embarque e desembarque, em si tratando de crianças, pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção;
X – receber da transportadora informações acerca das características dos serviços, tais como horários, tempo de viagem, localidades atendidas, preço da passagem e outras relacionadas com os serviços;