Como se Recuperar do Jet Lag

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Viagens para localidades cujo fuso horário é diferente do seu podem provocar uma alteração importante no seu biorritmo natural. O resultado é exaustão, confusão mental e mudanças nos padrões de fome e funções vitais. Saiba como contornar o famoso jet lag.

Passar para outro fuso horário mexe com o ritmo natural do organismo das pessoas. Algumas se adaptam mais rápido, outras mais devagar – mas acontece com todo mundo.

No entanto é possível tomar algumas medidas para que a adaptação seja rápida e eficiente. Veja a seguir.

Por Que o Jet Lag Acontece

relogios paisesQuando você se desloca para um local cujos horários diferem dos que você está acostumado para realizar funções vitais – rotinas de sono e alimentação, por exemplo – o corpo reage imediatamente.

A própria incidência de luz influencia nesse mal-estar: o fato de amanhecer e anoitecer em momentos distintos dos da sua cidade.

O resultado pode variar de um simples cansaço, passar pela exaustão, dores de cabeça, desorganização do raciocínio e até mesmo náuseas e vômitos.

A intensidade desses efeitos varia de pessoa para pessoa; também varia a quantidade de horas de diferença do fuso normal. Algumas pessoas sentem o jet lag com apenas três horas de diferença, enquanto outras somente a partir de seis.

Os efeitos da alteração de fuso horário também são piores quando o deslocamento é de oeste para leste. Do Brasil para a África ou para a Europa, por exemplo.
Tudo isso pode estragar seu roteiro turístico ou suas atividades de trabalho no exterior – tudo muito frustrante.

Mudança de Fuso Horário: Comece a se Adaptar Antes da Viagem

dormindo aviãoSe sua rotina permitir, tente entrar no fuso horário que te aguarda dias antes de chegar ao seu destino. Isso significa acordar, comer, se exercitar, tomar banho e dormir mais cedo ou mais tarde, dependendo do local para o qual você vai se deslocar.

Faça isso com quatro dias de antecedência ao seu embarque para o local de destino. Se não for possível, inicie dentro do próprio aeroporto ou avião, já se alimentando e descansando dentro do novo padrão.

Evite consumir álcool, pois ele poderá atrapalhar seu padrão de sono. Na verdade, consuma bastante água, inclusive substituindo, com ela, sucos e especialmente café.
Água é essencial para deixar o seu organismo e seus ritmos o mais azeitados possível.

Desmontando o Jet Lag na Cidade de Destino

Ao chegar ao seu local de destino, a primeira regra é não aliviar o cansaço dormindo durante o dia. Segure firme e só vá para cama quando anoitecer no horário local.

Essa dica fica ainda melhor se você ainda tiver a oportunidade de se expor ao sol quando chegar: a luminosidade tem o poder de regular nosso organismo para o ritmo do novo local.

despertadorNa verdade, se você já não pode antecipar sua adaptação, inicie-a imediatamente, já adotando os novos horários imediatamente.

Suas primeiras noites de sono devem ser de alta qualidade, com o menor número possível de fatores perturbadores. Elimine toda e qualquer fonte de luz, inclusive de aparelhos eletrônicos. A temperatura do quarto deve ser mais para fresca do que para quente.

Se a insônia é um problema para você, assegure-se de que terá acesso a recursos que o ajudarão a dormir – seja medicamentos ou rotinas específicas. Evite beber nesses dias: conforme já mencionado, o álcool atrapalha o sono.

Objetos que habitualmente estão com você na hora de dormir, tais como máscaras, pijamas, um travesseiro, também podem ajudar.

Por fim, evite ao máximo dormir até muito tarde. Isso não apenas diminui seu tempo para aproveitar o tempo na nova localidade como também ainda mantém você em padrões antigos, caso tenha viajado para um lugar a leste de onde você estava antes.