A linda helicônia também é conhecida como bananeira ornamental. É nativa da Amazônia, tipicamente tropical, de belo efeito ornamental. Saiba como cultivá-la.[clear]
Nome botanico: Heliconia rostrata R. & P.
Sin.: Heliconia poeppigiana E. & P
Nomes Populares : Bananeira ornamental, caeté, bananeira-do-brejo
Família : Família Musaceae
Origem: Amazônia
[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]
Planta herbácea rizomatosa de porte alto pode crescer até 3,0 metros de altura, folhas grandes coriáceas, ovais, que se apresentam quase sempre rasgadas até o pecíolo longo.
As flores são pequenas dentro de brácteas coloridas e imbricadas, formando grande inflorescência pêndula. Floresce praticamente o ano todo.
Pode ser cultivado no Brasil todo em regiões de clima ameno a quente.
Não tolera bem geada nem ventos frios.
[h2 type=”2″ width=””]Modo de Cultivo[/h2]
Necessita cultivo ao sol em regiões mais amenas, mas devemos colocá-la à meia sombra quando o sol for muito forte. O solo deve ser rico e humoso.
Preparar o canteiro revolvendo bem a terra e adicionando adubo animal bem curtido, cerca de 1 litro/m², misturando bem à terra. Plantar a muda sem enterrar muito e regar bem.
Manter as regas frequentes, pois a helicônia aprecia umidade. A propagação da helicônia pode ser feita por divisão da touceira ou por filhotes que surjam junto à planta matriz, após seu florescimento.
Poderá ser plantada também em vasos, desde que de boca larga.
[h2 type=”2″ width=””]Paisagismo[/h2]
A helicônia, assim como outras da mesma família são excelentes para paisagismo de grandes espaços, junto a muros.
Tem a tendência invasiva, mas podemos controlar seu crescimento retirando as plantas que já floresceram.
Para áreas litorâneas que não tenham vento forte ou então com proteção de quebra-ventos de bambu ou plantas mais densas. Faz belo efeito tropical.