Gramados – como cuidar para mante-los bonitos e saudaveis!

Escrito por

Gramados :

Como se deve cuidar de um gramado usado para a pratica do futebol? e um usado para area de lazer?

Como fazer a manutenção do gramado.

Cuidados ao plantar

– Certifique-se de que o solo onde será feito o plantio da grama, esteja devidamente nivelado e adubado e também que exista torneiras próximas para irrigação.

– Após a colocação das placas de grama no solo, faça uma cobertura de terra vegetal com aproximadamente 0,02 cm de espessura.

– Após a execução desse processo, irriga-la diariamente no período de 7 dias, sempre ao final do dia, quando o sol estiver bem fraco, para que as folhas não sejam queimadas durante o período de adaptação.

Gramados – Manutenção

manutenção do gramadoLevando-se em conta que sua grama é da espécie adequada para o local, e foi plantada corretamente, segundo os critérios de iluminação, “pleno Sol ou alguma Sombra”.

Aqui estão algumas dicas de manutenção:

Um pé de grama é constituído por 85 % de água.
Assim pode imaginar o quanto é importante a água para um gramado.
Na semana que não chover regue o seu gramado.

Em apenas um metro quadrado, crescem cerca de mil pés de grama.
Portanto, fertilize o seu gramado pelo menos no início da Primavera e no final do Verão.

Para isso, use composto orgânico como cobertura, ou regue com alimento solúvel para gramados (phostrogen), duas medidas em cada 5 Its de água.

Se preferir, use NPK de fórmula 20-10-10 ou aproximada, à razão de 50 gramas por metro quadrado.

Em qualquer caso, regue generosamente a seguir.

Após cortar a grama, varra vigorosamente o gramado.
Se as aparas permanecerem, acabarão por formar uma camada de palha seca, ou feltro, que prejudicará o arejamento do solo e a própria saúde do gramado.

Durante os meses muito chuvosos, é possível que o seu gramado adquira uma aparência rala e amarelada. Isso costuma revelar, a presença de fungos.
Combata com o produto adequado.

Uma vez por ano convém cobrir a grama com uma leve camada de terra. Isso possibilita o nivelamento do gramado e dá-lhe vida nova.

Use terra de profundidade (retirada a, pelo menos, 50 em abaixo do nível do solo), de maneira a prevenir-se da formação de ervas daninhas.

Dicas de poda

– Um corte cuidadoso é essencial. O primeiro deve ser feito tão logo a grama esteja enraizada, de modo a incentivar seu crescimento horizontal.

Depois, apare cada vez que ela ultrapassar cerca de 5 a 7 cm de altura.

De qualquer modo, nos meses quentes, quanto mais alto você mantiver seu gramado, tanto mais forte ele fica, já que retém melhor a umidade do solo.
Mas não exagere, para não perder em beleza e uniformidade.

– Não corte a grama com o gramado muito alto, a fim de evitar pontos falhos e o aspecto de queimado.
Por outro lado, cortes muito freqüentes tendem a esgotar as reservas nutritivas da grama, deixando-a fraca, suscetível ao ataque de pragas e doenças.

– Mantenha as lâminas de corte sempre afiadas evitando assim que as folhas sejam “mastigadas” pela máquina, sem que aja o corte.
O corte com as lâminas “cegas” favorece o aparecimento de doenças, às vezes de difícil controle, deixando o gramado irregular e com uma aparência amarronzada.

– Outro cuidado que deve ser tomado durante o corte é o sentido do trabalho.
Procure alterar a direção dos cortes, evitando assim uma possível compactação do solo.

A compactação do terreno reduz a quantidade de oxigênio disponível para as raízes e dificulta seu crescimento normal.
Em casos mais graves pode até levar à morte das plantas.
Por exemplo, se desta vez a grama for cortada no sentido Norte-Sul, na próxima prefira cortar na direção Leste-Oeste, e assim sucessivamente.

– O que fazer com os restos do corte: deixar sobre o gramado ou recolher?
Gramados e a gramaOs defensores da idéia sobre o gramado justificam que a palha cortada aos poucos vai se decompondo, devolvendo ao solo alguns nutrientes extraídos por ela.
Por outro lado, o recolhimento da palha melhora a aeração e luminosidade rente ao terreno, fatores indispensáveis ao bom desenvolvimento do gramado.
Além disso, com a palha recolhida, a temperatura e a umidade junto a grama são menores, reduzindo os riscos do aparecimento de doenças, e inclusive, melhorando a aparência do gramado.

– Procure evitar cortar a grama nas primeiras horas da manhã, quando ainda há uma grande quantidade de orvalho, depositada sobre o gramado.
Além de facilitar a ocorrência de doenças, é desaconselhável também sob o ponto de vista da segurança do operador.

– Como toque final, você pode embelezar ainda mais o seu jardim alterando a altura do corte da grama em determinadas faixas.
O efeito final é o mesmo visto nos estádios de futebol, onde o campo de jogo aparece em faixas alternadas com diferentes tons de verde.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: wwarby, marfis75, lrargerich