Flor de Santo Antônio (Cuphea ígnea)

A flor de Santo Antônio, ou cufeia, é uma planta de forração nativa do México. É ótima para coberturas e mais adaptável a climas mais frios. Aprenda a cultivá-la.[clear]

Nome botânico: Cuphea ignea A.DC.
Nome popular: cigarro-aceso, cufeia, flor-de-santo-antônio
Angiospermae – Família Lythraceae
Origem: México

[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]

Planta herbácea perene de formato irregular e compacto com altura no máximo de 40 cm. Os talos são verdes e as folhas ovais, estreitas e acuminadas cor verde forte com inserção oposta. As flores são pequenas e tubulares na cor vermelha que escurecem junto ao cálice.

A ponta da pétala é de cor branca com sombra violeta e lembra a ponta de um cigarro, daí o nome popular. Floresce continuamente ao longo do ano, mais abundantemente no verão. Pode ser cultivada em qualquer região do país, inclusive em regiões mais frias.

[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar a Cuphea Ignea[/h2]

cufeiaO local de cultivo deve ser ao sol para boa produção de flores, servindo para acabamento de canteiros e ao redor de cicas e palmeiras. O solo de cultivo deve ser fértil, com bom teor de matéria orgânica.

Após o delineamento do canteiro, destorroar e arejar o solo, adicionando cerca de 3 kg de adubo animal de curral bem curtido com composto orgânico, incorporando bem e nivelando o canteiro com o rastelo.

Sempre lembrando que se a opção for pelo adubo de aves a quantidade é a metade do recomendado para o adubo bovino.

As mudas de cufeia são comercializadas em caixas contendo 15 unidades. Abrir a cova de plantio do tamanho do torrão, retirar com cuidado a muda do saco de cultivo e acomodar no buraco. Aconchegar a terra ao redor da muda e apertar de leve para fixar.

Usar espaçamento de 25 cm entre mudas numa linha para bordadura e a mesma medida, mas em linhas desencontradas para cultivo em forração viva. Após o plantio do canteiro regar bem.

Esta planta aprecia solo de cultivo com leve umidade então será conveniente em épocas de estações secas regar diariamente.

Adubações de cobertura anuais durante o inverno ou início de primavera, utilizando adubo NPK formulação 4-14-8 cerca de 100 gramas/m2, a lanço, regando bem depois para evitar a queima das folhas com o adubo.

[h2 type=”2″ width=””]Mudas e Propagação da Cufeia[/h2]

cufeiaPara fazer a propagação desta planta poderemos utilizar as sementes, colocadas em caixotes de terra comum de canteiro, cobrindo com camada fina de terra seca peneirando por cima.

Regar com cuidado e colocar um plástico, mantendo em cultivo protegido até a emergência. Retirar o plástico e manter em cultivo protegido até levar para o canteiro preparado.

[h2 type=”2″ width=””]Paisagismo e Uso Decorativo da Flor-de-Santo-Antônio[/h2]

A cufeia pode ser usada para canteiros como forração ao redor de cicas e palmeiras de estipe alta, como os jerivás (Syagrus romanzoffianum) onde dará o efeito paisagístico desejado.

Como acabamento de canteiros em bordaduras, combinar a cor de suas flores com as outras plantas do entorno, já que produz flores continuamente.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...