Como Podar a Bougainville

Escrito por

O arbusto bougainville (Bougainvillea spectabilis) também é comumente chamado de três-marias ou arbusto primavera. Se não for controlado, pode atingir 9,0 m ou mais. Aprenda a seguir como podar a bougainville.

Melhor Época para a Poda da Bougainville

Como a bougainville não é um cipó, é necessária sua condução e periodicamente controle de tamanho.

A época de podar para controlar sua dimensão é no outono ou inverno, quando sua dormência ocorre. Estará sem flores, fica então mais fácil de olhar a muda e não ter pena de cortar cachos de flores.

Se a região onde reside tem invernos muito frios, será mais conveniente esperar o final do inverno, pois geadas e temperaturas abaixo de 12,0C podem prejudicar as brotações. Se esperar muito, poderá ocorrer a diminuição de cachos de flores que já se formaram.

Equipamentos Necessários para Podar

bouganville florPara podar é preciso usar luvas grossas de jardinagem, pois a planta é provida de espinhos que podem causar ferimentos dolorosos. Também use mangas para proteção dos braços.

Nem todos os ramos são providos de espinhos, mas prevenir é melhor. O podão pode ser o comum de jardim ou aquele que tem cabos extensores, para que fique mais confortável podar sem ter de subir em escadas.

A desinfecção das lâminas dos instrumentos é uma prática que traz sempre bons resultados. Passe a lâminas em álcool ou use um isqueiro para esterilizar com fogo.

Se cortar ramos com insetos ou que apresentarem sintomas de doenças, use o fogo novamente, evitando propagar pragas. Ramos doentes devem ser cortados junto da junção com o ramo mais forte.

Como e Aonde Fazer o Corte da Poda da Buganvilea

Observar os ramos atentamente, à procura de pequenas brotações de folhas junto da axila das folhas já formadas. São estas as brotações que nos interessam, que darão origem a novos ramos, aumentando a copa.

Ramos improdutivos não costumam apresentar estas brotações. São conhecidos como ramos-ladrões, utilizam os nutrientes colocados e não terão flores. O corte estratégico também é feito nesta ocasião.

Espaços vazios na copa do arbusto podem ser preenchidos. Basta escolher a gema na ponta a ser cortada que, ao crescer, preencherá este espaço.

Como Dar a Forma Desejada a Bougainvillea

A três-marias pode ser conduzida como um arbusto colunar, como trepadeira ao longo de muros ou pérgulas e como espaldeira. A poda deve ser feita conforme o destino que desejamos para a planta.

Poda da Bougainville em Formato Redondo

boungaville arbusto arvore redondaAo podar ao redor da muda, dando formato arredondado e não retirando ramos pequenos junto ao solo, daremos o formato colunar.

Para que não haja tombamento por ação dos ventos, enterrar um cano no chão numa base de cimento é uma forma de facilitar o trabalho que será feito ao longo dos anos.

Caso deseje que seu tronco fique bem grosso, as brotações junto ao solo deverão ser retiradas até uma altura de 60 ou 70 cm, o que dará à planta o aspecto de uma árvore.

Como estas brotações ocorrem ao longo de toda a vida da planta, o controle sobre o corte destes é tarefa feita durante as estações de crescimento.

Poda do Arbusto Primavera para Cobertura de Pergolado

Usando a planta para cobrir uma pérgula, poderá ser insuficiente uma muda apenas, conforme a dimensão da estrutura. Plantar nos cantos, conduzindo os ramos para fechar será melhor.

A condução do ramo principal deverá ser feita com cuidado, evitando podar o ponteiro. Apenas os ramos laterais serão podados para propiciar maior brotação nas gemas laterais.

Poda da Três-Maria para Espaldeiras

bouganville pergoladoA poda para condução em espaldeira se assemelha à técnica usada para a pérgula, somente que não se encoraja a brotação de gemas para o lado da parede, o que afastaria muito o arbusto.

Durante a estação de crescimento podemos também controlar a planta.

Com o podão, retire pequenas pontas de ramos com folhas que estão somente misturados aos cachos de flores, isto dará um efeito muito bonito, da planta inteiramente coberta de flores.

A remoção de flores fenecidas também propiciará uma ornamentação mais bonita.

Como Aumentar a Copa do Bougainvillea

Mudas novas de três-marias podem ter o incentivo da poda para aumentar a copa.

Durante a estação do crescimento, primavera e verão, cortar ramos junto a brotações novas, retirando cerca de 30 cm ou pouco mais. Isso permitirá que as gemas próximas ao corte iniciem brotações, o que aumentará sensivelmente o tamanho da copa de um ano para outro.

Uma prática nem sempre lembrada é que após a poda deverá haver a fertilização da muda. Se retiramos uma parte do corpo da planta, ela terá menor superfície de folhas para realizar a fotossíntese. Assim, a emissão de novos ramos e cachos de flores será prejudicada.

Use abonos bovinos bem curtidos cerca de 300 g, 250 g de adubo granulado do tipo NPK formulação 4-14-08, misturados com composto orgânico o quanto necessite. Coloque ao redor da muda, afastado cerca de 30 cm do tronco. Regue bem a seguir.

E depois aprecie sua três-marias florescendo de forma espetacular, encantando a todos.