Conforto

Isolamento Acústico para o Teto: Vale a Pena?

Seu vizinho do andar de cima é bastante barulhento? Saiba quando a instalação de um isolamento acústico no teto do seu imóvel é indicado.

Saiba que os ruídos gerados pelos moradores do andar imediatamente acima do seu podem ser: aéreos ou estruturais

– Ruídos aéreos, tais como música alta, vozes, choros de bebês, instrumentos musicais sendo praticados. Ou seja, tudo propagado pelo ar;

– Ruídos estruturais, que chegam em forma de vibrações de eletrodomésticos, móveis sendo arrastados que são transmitidos pelas próprias estruturas físicas do edifício.

A certeza de um resultado, satisfatório ou não, dependeria de um projeto e simulações estruturais complexas. Que normalmente custam mais do que a própria execução do forro.

Ruídos estruturais, em alguns casos, podem gerar a falsa sensação de que venha de um ponto. Ás vezes eles são provenientes de outro.

O melhor a fazer é já prever o isolamento acústico na construção da casa ou do edifício. Aqui, os riscos de instalar e não funcionar caem por terra.

Mas como muitos imóveis foram criados sem essa previsão a melhor solução é o forro de gesso duplo com lã de rocha de 32kg/m3, com 2 polegadas de lã de 64kg/m3 e 2 polegadas.

O forro não poderá ter contato mecânico com a laje superior e deverá ser executado como uma parede invertida.

Outra saída é isolar não apenas o teto mas também as paredes ao redor dele. Isso é especialmente verdadeiro quando os ruídos são estruturais, transmitidos pelas paredes.

espuma acústica pode ser um bom acabamento para qualquer uma das formas de isolamento de ruídos. Ela ajuda a vedar ainda mais os espaços.