Dicas

Germinação de Sementes de Palmeiras

A velocidade de germinação das sementes da palmeira depende de alguns fatores. 

Grau de maturação, tempo decorrido entre a coleta na planta ou no chão, a temperatura ambiente, substrato usado e umidade durante o processo de germinação.

A luminosidade tem pouca influência na fase inicial de germinação da palmeira. Mas depois da emergência das plântulas será preciso muita luz.

A temperatura muito alta ou muito baixa inibe a germinação. O ideal fica entre 200C e 300C., com umidade relativa do ar em torno de 70%.

As sementes de palmeiras tendem a ter alguma dificuldade de brotação, sendo lenta e com baixa percentagem de germinação.

Muitas sementes devem ser escarificadas. Isto é, deve-se proceder à raspagem junto ao poro vegetativo da semente ou lixar um dos lados, para que haja rompimento do tegumento.

Muitas palmeiras têm frutinhos com polpa saborosa apreciada por pássaros, animais silvestres e por humanos também. Antes de semear é preciso retirar a polpa.

Após a limpeza da polpa e secagem à sombra, vamos semear. Preparar caixotes com o substrato escolhido, nivelar e colocar a semente na terra, cobrindo com areia seca.