Curiosidades

Conheça as Frutíferas do Norte e Nordeste

Nada mais gostoso do que comer uma fruta no pé. Ver as flores surgindo das árvores frutíferas, acompanhar o crescimento dos frutos e depois disputar do prazer de comê-las.

O Nordeste brasileiro possui inúmeras frutas, apreciadas por todos. Algumas são de outras regiões ou até provenientes de outros países e se adaptaram bem ao clima.

Jambo rosa.

Oriundo da Ásia e adaptado ao Nordeste temos o jambo-rosa (Syzigium jambos). Trata-se de uma árvore de copa irregular e altura até 15,0 m.

Produz um fruto de formato piriforme de casca com coloridos que divergem conforme o local. Podendo ser frutos de casca rosada ou até amarelada.

Cajazeiro

Produzida desde a região da Floresta Amazônica até o Rio de Janeiro o cajá ou cajazeiro (Spondias mombin) é uma árvore de até 25,0 m.

A Região Norte produz grande quantidade de frutos comercializados em mercados, com a época da colheita entre outubro e janeiro.

Araçá

O nome botânico é Psidium cattleianum e suas árvore frutíferas tem altura em torno de 6,0 m. Adapta-se bem a vasos de tamanho grande.

Pode ser cultivada da Bahia até o Rio Grande do Sul em pomares domésticos, sítios e nos canteiros de avenidas.

Umbu

Uma fruta bem conhecida é o umbu (Spondias tuberosa), árvore de 4,0 até 7,0 m com formato de sombrinha característico da região da caatinga nordestina.

O umbuzeiro é frutífera típica das chapadas de clima semi-árido, na região ocorrendo desde o Ceará até o Norte de Minas Gerais.

Mangaba

A mangaba ou manguba é proveniente de uma árvore nativa, a mangabeira. Seus frutos são de formato ovoide, casca fina e polpa esbranquiçada. Seu sabor é levemente ácido, e ao mesmo tempo delicado.

Instalação do vaso sanitário com caixa acoplado, como se faz?

Veja mais!