DUVIDAS

COMO FAZER UMA CALÇADA DE CIMENTO

Calçadas de cimento são relativamente simples de fazer e nem sempre é preciso contratar mão de obra especializada para construir uma.

Comece a construção da sua calçada de cimento delimitando a área com um lápis grosso ou giz de cera. Caso faça-a próxima a um jardim, use estacas com barbantes.

Em seguida, faça a borda das áreas delimitadas por lápis. Use pallets, placas finas de madeira compensada ou placas de metal finas e leves. Assim, o cimento não ultrapasse o espaço delimitado.

O contrapiso deve ser compactado e nivelado. Uma maneira rápida e econômica de fazer o piso da calçada é usar uma camada de concreto de 5 cm de espessura.

Nas entradas de carro, essa camada deve ter 7 cm. Coloque ripas de madeira no sentido da largura da calçada, a cada 1,50 m. 

Elas devem ficar aparentes na calçada e vão funcionar como juntas, evitando rachaduras.

Se a calçada tiver mais de 1,50 m de largura, também será preciso colocar uma ripa de madeira no sentido do comprimento. Essas juntas não devem ser desencontradas.

Não esqueça do caimento da calçada para evitar água empoçada. Em calçadas planas, o caimento deve ser de 1 cm para cada metro de largura da calçada.

Por fim, passe um alisador sobre o cimento para cima e para baixo. Faça isso devagar, de modo que fique bem harmonioso.

Retire as bordas utilizadas e sinalize, de algum modo, que o cimento está fresco. Isso evitará que eventuais pedestres pisem na área e estraguem o trabalho.

Instalação do vaso sanitário com caixa acoplado, como se faz?

Veja mais!