O bronze e latão podem se deteriorar com o tempo. Isso por conta de corrosão, mau manuseamento e a armazenagem inadequada. Veja a seguir como preservar esses itens
No caso de objetos históricos ou de coleção, a pátina ou outros acabamentos podem dar valor histórico e econômico às peças.Por isso é importante saber diferenciar a pátina das corrosões nocivas.
A certificação é simples: basta aproximar um ímã do item. Se ele for atraído, a peça não é de bronze nem de latão, pois esses metais não são magnéticos.
Se a peça tiver relevos ou gravuras difíceis de limpar com o pano, pode-se usar uma escova macia para eliminar as sujeiras dos lugares mais complicados.
Finalmente, faça o polimento passando um pano seco pela superfície da peça para deixá-la mais brilhante. Se quiser, pode-se aplicar um polidor para dar um aspecto mais brilhante à peça.
Outra possibilidade é acrescentar limão a sua mistura de água e detergente. Para isso, em um balde acrescente cinco partes de água, três de detergente e uma de suco de limão.