Aprenda

Como Acender uma Lareira

Lareiras são muito convidativas durante as estações mais frias. Em frente dela come-se, bebe-se vinho, escuta-se música, conversa-se… enfim, todos relaxam. Portanto acendê-la não pode virar um problema.

Assegure-se de que o abafador está aberto: ele controla o volume de ar que passa pela tubulação que leva a fumaça até a chaminé. 

Com o abafador fechado, a fumaça permanece dentro do ambiente, o que pode ser perigoso.

Material Necessário: – Galhos pequenos, pinhas, folhas secas – Jornal – Lenha bem seca – Fole – Utensílios de lareira

Faça uma base com os troncos médios e grandes deitados na horizontal, bem espaçados entre si, mas se tocando.

O melhor modelo é o de camadas cruzadas em quadrados. Nesses espaços coloque jornal amassado, gravetos, pinhas, folhas secas, etc.

Não coloque muita quantidade desses materiais, já que, para que o fogo aumente e alastre, é necessário contato com o oxigênio. 

O objetivo é que jornais, gravetos, pinhas e outros gerem fogo com facilidade, ajudando a atiçar os troncos maiores, que levam mais tempo.

Risque um fósforo e aproxime a chama de um jornal já colocado. Em seguida, coloque fogo nos galhos. Eles devem estar espalhados por diversas partes próximas aos troncos maiores.

Utilize um fole para soprar mais ar e provocar o aumento das chamas. O importante é que os elementos pequenos aticem os maiores. 

Caso a fumaça esteja se acumulando no ambiente, abra imediatamente portas e janelas. Isso vai dissipá-la do ambiente e criará uma corrente que passará a levar os vapores chaminé afora.