Clareza

O texto claro possibilita a imediata compreensão pelo leitor. Algumas características devem ser observadas para que se atinja a clareza (BRASIL,1991, p.12-13):

a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;

b) o uso do padrão culto da linguagem, em princípio, de entendimento geral é, por definição, avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;

c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;

d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.

Dicas
• Procurar a palavra exata, aquela capaz de transmitir a totalidade da idéia.
• Refazer frases depois de tê-las escrito. Exercitar-se até encontrar a forma precisa.
• Usar a subordinação quando quiser realçar idéias.
• Usar somente o adjetivo capaz de caracterizar um fato ou objeto. O adjetivo trivial desvirtua e enfraquece a expressividade do pensamento.
(MEDEIROS,1996, p.112.)

Precisão

Na redação técnica, as palavras têm, geralmente, conotações próprias.
A substituição de uma palavra por outra, aleatoriamente, pode comprometer o entendimento da mensagem.
Devem ser evitadas, nesse tipo de redação, palavras e expressões vagas.
O problema surge quando, no momento da redação, tem-se a idéia, mas não a palavra exata para a sua expressão.

Toda idéia exige palavra própria. Portanto, na série de sinônimos, pode-se escolher a palavra ou grupo de palavras que melhor se ajuste àquilo que desejamos e precisamos exprimir.

Dicas
• Escrever parágrafos curtos e sem muitos pormenores.
• Para ser bem claro, usar orações coordenadas.
• Escrever somente sobre aquilo que se conhece bem.
• Ajustar as mensagens ao receptor.
• O conteúdo deve ser significativo (mensagem clara). (MEDEIROS,1996,p.200.)

Harmonia

Harmonia é o ajustamento das palavras na frase e das frases no período, combinadas e dispostas harmonicamente, fazendo com que o leitor se predisponha favoravelmente à proposta apresentada.
São prejudiciais à harmonia: os cacófatos (palavras obscenas ou inconvenientes resultantes do encontro de sílabas finais com sílabas iniciais), as assonâncias (semelhança ou igualdade de sons na frase ou no período) e os ecos (repetição sucessiva de finais idênticos).

Dicas
• Evite as repetições dos auxiliares ter, ser, haver, permanecer.
• Procure a palavra adequada para evitar locuções verbais.Em vez de estava disposto, melhor seria resolvera; em vez de tinha proporcionado, melhor seria proporcionara-lhe; em vez de estava com receio, por que não receava?
• Evite as expressões: efetivamente, certamente, além disso, tanto mais, então, por um lado, por outro lado, definitivamente, a dizer a verdade, a verdade é a seguinte, pois, por sua parte, por seu lado…
• Para cada idéia use um parágrafo.
• Não esconda demasiadamente o sujeito de suas frases.Para comunicar com eficiência, exigem-se clareza e simplicidade.
• Evite palavras complexas e jargão técnico. (MEDEIROS,1996, p.39.)

Polidez

A polidez consiste no emprego de expressões respeitosas e tratamento apropriado àqueles com os quais nos relacionamos no trato administrativo.
As expressões vulgares provocam mal-estar, assim como os tratamentos irreverentes, a intimidade, a gíria, a banalidade, a ironia e as leviandades.

Abrange, ainda, a discrição, qualidade indispensável a todos quantos lidam com assuntos oficiais, muitas vezes sigilosos e de publicidade inconveniente.
A polidez vem mais da totalidade do texto que de um começo repetitivo ou de um fecho estereotipado, redundante ou contraditório, aglomerado de amabilidades ilógicas e, muitas vezes, insinceras. (MEDEIROS,1996, p.61.)

Dicas
• Seja parcimonioso no uso de adjetivos. Use-os sem abuso.
• Substantivo é a palavra cheia, que transmite idéias.
• É muito importante, para aprender a escrever, ser criativo, buscar novas formas de expressão, esquecendo o que é corriqueiro.
• Use termo técnico somente quando se justificar pelo assunto.
• Evite o abuso de interjeições e exclamações, mas tire proveito delas para evidenciar emoções.
• Para prender a atenção, seja conciso.
(KASPARY,1993, p.19-23.)

fonte: Manual de comunicação escrita oficial do Estado do Paraná