Redação de documentos – Caracteristicas!

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Impessoalidade

A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita.
Para que haja comunicação, são necessários:
a) alguém que comunique;
b) algo a ser comunicado;
c) alguém que receba essa comunicação.

Objetividade

A objetividade consiste no uso de termos adequados para que o pensamento seja expresso e entendido imediatamente pelo receptor.
Para ser objetivo, é necessário que se coloque uma idéia após a outra, hierarquizando as informações.

Palavras desnecessárias, supérfluas, adjetivação excessiva, repetição de termos e idéias devem ser eliminadas, pois comprometem a eficácia do documento.
Nas comunicações técnicas e burocráticas, em que a linguagem é utilizada com objetivos pragmáticos, é necessário observar que “as informações expostas devem descrever, narrar e explicar, e não convencer.

A persuasão deve advir dos argumentos utilizados e não de jogos de palavras, adjetivação impressionista, ou malabarismos silogísticos, falácias”.
(MEDEIROS e ANDRADE,1977, p.73.)

Dicas
• Os relatórios têm objetivo predeterminado e específico.
• Deve-se redigi-los sem preocupação literário-estilística.
• Deve-se evitar o jargão técnico.
• O receptor é o elemento mais importante dos relatórios.
• Os relatórios preocupam-se com a brevidade, são exatos, precisos.
• A linguagem dos relatórios é objetiva e clara e sua pontuação é racional.

Correção

A correção gramatical consiste no respeito às normas e princípios do idioma e às regras gramaticais e ortográficas.

Na redação oficial,particularmente, devem ser evitados os solecismos (erros de sintaxe), as deformações (erros na forma das palavras), os cruzamentos (troca de palavras parecidas), os barbarismos (emprego abusivo de palavras eexpressões estrangeiras), os arcaísmos (emprego de palavras e expressões antiquadas) e os neologismos (palavras novas, cujo sentido é ainda instável).

Dicas
• Preocupe-se com a clareza da mensagem.
• Evite períodos longos.
• Use a ordem direta para facilitar o entendimento.
• A correção gramatical é importante, mas não deve se sobrepor à criatividade. A preocupação com a linguagem deve ser a última etapa.
• Sempre que possível, aproveite as variantes lingüísticas realmente expressivas.
• Use a linguagem de seu receptor, pois o mais importante num trabalho de redação é a comunicação.
(MEDEIROS,1996, p.48.)

Concisão

O texto conciso é aquele que transmite o máximo de informações com o mínimo de palavras. O esforço de concisão atende ao princípio da economia lingüística, ou seja, ausência de palavras supérfluas, redundâncias, passagens que nada acrescentam ao que já foi dito.

Conciso não quer dizer lacônico, mas denso. Estilo denso é aquele em que cada palavra, expressão ou frase está carregada de sentido.
Assim, não se sacrificam idéias e considerações importantes, tendo em mente destacar o essencial e o necessário.

Dicas
• Empregue frases curtas, mas sem monotonia. De vez em quando, use orações subordinadas.
• Evite acumular idéias em um só parágrafo.
• Não use frases que dificultem a clareza do pensamento.
• Sempre que possível, exercite-se na recomposição de textos: deixe passar algum tempo depois de ter escrito, reflita, descanse suas idéias e, a seguir, retome o que escreveu, procurando melhorar a forma.
Para conseguir boa forma estilística, é necessário refazer o texto até encontrar um resultado agradável.
(MEDEIROS,1996, p.146.)