Oportunidades no Estrangeiro para Profissionais Brasileiros

Escrito por

 

Por meio de acordos e cooperações internacionais, muitos países abrem suas portas para brasileiros que querem viver no exterior.

Nos últimos 10 anos, a parcela da população que vive com até quatro salários mínimos foi responsável por um aumento de 277,3% nas vendas de passagens aéreas, devido aos 39 milhões de pessoas que entraram para a classe média.

Como muitos se interessam pela possibilidade de viver em terras estrangeiras, aprender uma nova língua ou fazer um curso de especialização, não faltam opções vantajosas de locais fora do Brasil para se morar por um determinado período.

A Austrália, por exemplo, oferece um programa de bolsas para estudantes brasileiros que desejam fazer um intercâmbio enquanto cursam uma universidade, estejam eles na graduação, no mestrado ou no doutorado.

O tempo de duração desses cursos e o valor da bolsa variam de acordo com as condições e interesses de cada aluno.

Para os profissionais que estão em busca de novas oportunidades de emprego, saber a língua oficial no destino escolhido é essencial.

Além de aumentar as possibilidades de encontrar um trabalho, ter um nível intermediário do idioma é fundamental para interagir com a população local e fazer as entrevistas de emprego.

Uma vez morando no país, é possível fazer cursos para aprimorar o idioma – muitas vezes, as aulas podem ser feitas em maneira gratuita em órgãos oficiais.

Confira alguns dos países que oferecem programas de incentivo para imigrantes:

Austrália: Interesse em Profissionais Brasileiros

digital austráliaAlém da grande oferta de empregos e da educação de qualidade, a Austrália oferece programas de incentivo à vinda de estrangeiros principalmente por contar com uma baixa população local: há apenas 20 milhões de habitantes em todo o país.

Por isso, com a chegada de novos moradores, o país consegue compor uma população parecida com a de alguns países da Europa.

Uma das áreas que mais precisam de profissionais no país é a da saúde, havendo escassez de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Além disso, as diversas praias e fauna impressionantes (caracterizada sobretudo por coalas e cangurus) tornam o país um local com grande movimentação turística, permitindo que haja diversas opções de emprego também nesse setor.

TI e Engenharia no Canadá

digital canadáPelas dimensões territoriais extensas e as baixas taxas de natalidade, a população não consegue preencher todos os cargos que o país demanda, comprometendo o crescimento econômico.

Isso fez com que o Canadá abrisse as portas para uma grande quantidade de estrangeiros, tornando-se um dos destinos mais comuns dos brasileiros.

A maior parte das vagas disponíveis é para mão de obra qualificada nas áreas de TI, engenharias (sobretudo computação e civil), contabilidade e enfermagem.

O país também tem apostado na flexibilidade: as províncias estão a procura de empregados com funções específicas, como padeiro e encanador.