O Momento Certo para a Pós-Graduação

Escrito por

Depois que decide o que cursar e finalmente encerra o ciclo da graduação, o aluno que se forma na universidade precisa tomar outra grande decisão: é o momento certo para fazer uma pós-graduação?

Fazer uma especialização é bem visto por recrutadores de empresas e traz muito conhecimento para o aluno, além de mostrar que a pessoa buscou se atualizar e aprimorar suas habilidades em determinados assuntos.

Em um mercado bastante competitivo, conseguir esse destaque pode te colocar muito a frente de outro candidato.

Vantagens da Pós-Graduação

Ao optar por continuar estudando, o recém-formado aumenta a sua bagagem cultural e é beneficiado em muitos momentos de sua vida profissional.

professorIsso pode ser traduzido como um aumento de salário, maiores chances de subir de cargo e iniciativa para o crescimento da empresa.

Outra vantagem é que, ao fazer a pós-graduação, o profissional passa a conviver com outras pessoas que possuem interesses no mesmo campo de atuação.

Assim, além de amigos, é possível adquirir contatos profissionais, trocar informações e aprender ainda mais com as experiências e outras visões de mercado.

Pós-Graduação: a Tomada de Decisão

O mercado profissional não exige que o trabalhador faça um curso de especialização logo em seguida da graduação, mas alguns preferem engatar os estudos para manter o ritmo e crescer profissionalmente, principalmente em casos de seguir no meio acadêmico.

É uma boa opção emendar a faculdade com a pós-graduação para quem não fez estágio durante a graduação ou tem baixa experiência no ramo.

estudar escrever

 

Se a sua empresa pedir um foco a mais na sua profissão ou você perceber que isso talvez gere uma efetivação e até mesmo um novo cargo, com certeza é um bom momento para investir no estudo especializado.

A pressa em fazer inúmeros cursos pode ser prejudicial na hora de ter foco, por isso é importante pensar no que realmente está ligado à sua área de atuação.

Em uma média de três a cinco anos depois da faculdade, invista em cursos de especialização e concilie com os seus horários.

O mais aconselhável é fazer uma pesquisa detalhada sobre os cursos que possuem relação com o seu trabalho atual ou, no caso de mudanças, uma área em que deseja ingressar.

Avalie as possibilidades de pagamento, o valor de investimento, a localização, o transporte até o local, as disciplinas abordadas e qualquer gasto a mais, como alimentação.

O candidato também deve ficar muito atento no momento da seleção de uma universidade. Coloque em uma agenda os prazos de inscrição e pagamentos das taxas, bem como o momento da matrícula.

As faculdades divulgam dias e horários das provas e entrevistas de acordo com a preferência deles, por isso é importante observar todos esses detalhes.

Tipos de Pós-Graduação

Pós-Graduação Lato Sensu

livro oculos estudosOs cursos lato sensu são voltados para a especialização e só podem ser feitos por aqueles que já concluíram a graduação.

O Ministério da Educação (MEC) exige que os cursos lato sensu tenham, no mínimo, 360 horas de duração e que os alunos obtenham o certificado na conclusão.

Há disponibilidade de cursos presenciais e online em diversas instituições.

Pós-Graduação Stricto Sensu

Esta pós-graduação está restrita ao mestrado e ao doutorado, e os alunos também precisam ter concluído a graduação.

Geralmente, a escolha por esse tipo de curso é feita por pessoas que desejam dar aulas ou querem se manter na área de projetos e pesquisas.

No caso do mestrado, é exigido proficiência em outra língua para quem deseja ser professor e, ao final do curso, é determinado que o aluno faça uma dissertação apresentando o estudo e defenda os resultados.

Já no doutorado, é feita uma preparação do aluno que quer se aprofundar em determinado tema para atuar no campo da pesquisa.

Para concluir a etapa, é necessário que o doutorando defenda a sua tese de forma mais rigorosa para receber o diploma.

Pós-Graduação à Distância

computador tecladoSe um curso presencial não se adequar ao seu horário de trabalho, por exemplo, avalie a possibilidade de fazer uma pós-graduação à distância.

Essa modalidade oferece cursos de baixa duração (de 6 a 12 meses) para que o estudante se torne um especialista em sua área, além de geralmente oferecer uma mensalidade menor.

Com essa modalidade, é possível estudar dentro de casa com um sistema gerado pela própria instituição, com facilidades para encontrar arquivos das aulas, baixar qualquer conteúdo necessário e enviar trabalhos.