Método Kanban: Organize-se e Aumente sua Produtividade

Escrito por

Quer organizar sua rotina de trabalho da forma mais descomplicada possível? O método japonês Kanban é muito simples – e ao mesmo tempo é capaz de maximizar a produtividade mesmo em nível industrial. Saiba mais a seguir.

Como Funciona o Método Kanban

kanbanVocê dividirá o espaço de um mural em três colunas: a fazer, fazendo e feito. Ou seja, ficará bem evidente o que você ainda precisa realizar, o que já está realizando e o que já foi concluído.

O mural pode ser de cortiça, de ímã, pode ser uma lousa, um quadro branco ou mesmo uma cartolina. O importante é que esteja em plena evidência no seu local de trabalho.

Em seguida você escreverá, em folhas de blocos de post-its, as diferentes tarefas que você precisa realizar. Escreva cada item num cartãozinho diferente, de forma individualizada.

A tradução de kanban é exatamente esta: cartão, sinalização. Todo cartão começa em a fazer ou fazendo. Conforme for avançando com cada tarefa, mova-o para a coluna seguinte, até ser concluído.

Dicas para Tirar o Máximo de Proveito do Kanban

kanbanVocê pode adicionar colunas extras, caso faça sentido para você. Poderá adicionar a coluna em espera, antes de feito, por exemplo. Ou a coluna hoje, de atividades que precisam ser feitas naquele dia.

É importante que a coluna fazendo não esteja muito cheia. Novas colunas ajudam a organizar melhor o status daquilo que, de uma forma ou de outra, está em andamento.

Use cartões de cores diferentes para cada classe de tarefas. Coloque as atividades relacionadas a finanças, por exemplo, sempre em papeizinhos verdes. Os de comunicação em vermelho, e assim por diante.

Assim a visualização fica ainda mais informativa.

Caso você prefira manter sua organização de forma digital, poderá criar um mural no Power Point ou mesmo no Excell. Aplicativos como o Trello ou Project também simulam bem o Kanban, com vários recursos adicionais.