Graduação à Distância: Estude pela Internet

Escrito por

Cada vez mais o cenário educacional brasileiro vem mostrando uma forte tendência à inserção de métodos, tecnologias e práticas de educação a distância, visando ofertar cada vez mais vagas de ensino superior.

Quem saiu recentemente do ensino médio ou vê os cursos não presenciais como uma chance inovadora de estudar são os públicos-alvo.

Atualmente, são muitas as opções de estabelecimentos que ofertam uma combinação variável entre recursos de ensino-aprendizagem presenciais e não presenciais.

Afinal, a necessidade de participar de aulas fisicamente muda de acordo com a natureza do curso, bem como seus objetivos e conteúdos.

Educação à Distância em Alta

estudar online computadorSegundo pesquisas divulgadas pelo relatório do ensino a distância do Ministério da Educação, o número de brasileiros que sonha com um diploma de nível superior mas que não possui condições – principalmente financeiras – concretizá-lo é aproximadamente três vezes maior do que o número de vagas oferecidas.

Ou seja, existe muita demanda por esse tipo de formação.

Mas se engana quem acredita que a graduação a distância exige menos dos alunos e também dos professores e administradores de tais estabelecimentos.

O investimento inicial em educação a distância é bastante elevado, já que é preciso contratar professores capacitados e preparados para lidar com as novas tecnologias envolvidas na forma de ensino.

É necessário que se produza materiais didáticos de qualidade, além da aquisição de equipamentos, assistência técnica e suporte aos alunos e preparação dos espaços físicos e virtuais, essenciais à troca de saberes.

Do outro lado, dos alunos, é importante que se comprometam a acompanhar as aulas, realizar avaliações e buscar sempre a atualização de conteúdos.

Além disso, é preciso que tenham acesso às tecnologias virtuais, o que nem sempre é uma condição tão simples de ser cumprida.

De qualquer forma, a educação a distância é uma forma de adaptar o ensino às constantes exigências do mundo contemporâneo e seus métodos e ferramentas devem sempre ser aplicados à melhora do ensino, preservando todas as qualidades da educação presencial.

Cursos Oferecidos em Graduação à Distância

computador oculos educaçãoPor ser uma modalidade reconhecida pelo MEC, existem mais de 1,2 mil graduações funcionando no Brasil, de acordo com o Censo do Ensino Superior de 2013 e a cada ano são ofertados mais cursos.

As carreiras a distância reconhecidas pelo MEC passam de 40 – todas disponíveis em diversas universidades públicas e privadas, muitas delas bem conceituadas.

Dentre os principais cursos estão administração, pedagogia, letras, turismo, história, relações públicas, relações internacionais, biologia, nutrição, e diversas engenharias.

Os cursos com maior número de matrículas são Administração (800 mil), seguido por Direito (769 mil) e Pedagogia (614 mil).

Características da Graduação à Distância

computadorO tempo da graduação varia bastante de acordo com o curso escolhido, mas geralmente leva-se de seis a oito semestres para conquistar o diploma, ou seja, três ou quatro anos.

Para maior comodidade de quem presta vestibular a distância, geralmente é possível agendar o dia, horário e local para a realização da prova e o resultado costuma ser divulgado rapidamente.

Alguns cursos são oferecidos na modalidade semipresencial, onde haverá algumas atividade a ser desenvolvidas em uma unidade física da universidade. Mas, no geral, as inscrições são feitas pela internet.

Após a inscrição e pagamento da taxa de inscrição, algumas instituições abrem a possibilidade do candidato escolher entre usar a nota do Enem ou participar do processo seletivo.

Caso opte pela nota do Enem, precisará levar documento comprobatório das notas do exame em um dos polos presencialmente. Se for aprovado, o candidato deve efetuar a matrícula na instituição, munido dos documentos solicitados.

Como Escolher um Curso de Graduação Online

Para quem mora longe, para quem deseja comodidade ou por necessidade, os cursos a distância podem ser soluções inteligentes.

Mas, antes de escolher o curso, é importante certificar que a carreia escolhida é certificada pelo MEC e se a instituição de ensino é reconhecida. Antes de começar a ensinar, a faculdade precisa estar cadastrada e ter a autorização do MEC.

Além disso, o Ministério da Educação divulga as notas de todas as instituições de ensino superior na internet e a consulta é gratuita.