Ferramentas Online para Professores

Escrito por

Ainda que o modelo de educação permaneça baseado em salas de aula que reúnem alunos da mesma série recebendo conteúdo através do professor, a tecnologia já está facilitando a forma de organizar informações e gerenciar o aprendizado dos estudantes.

Programas e aplicativos especializados em Educação promovem o rendimento dos professores, já que ajudam a simplificar suas cargas de trabalho. Já os alunos conseguem administrar melhor seus estudos, refletindo em melhores resultados em avaliações e até mesmo em vestibulares.

A tendência é tão forte que em maio deste ano foi realizado um evento em São Paulo com a única finalidade de ensinar educadores, gestores e até bibliotecários como usar as ferramentas de ensino da plataforma Google.

Conheça agora alguns programas e aplicativos que estão otimizando o trabalho dos professores.

Google Sala de Aula (Google Classroom)

estudantes alunos tecnologiaTambém conhecido como Classroom, o Google Sala de Aula foi lançado em 2014 e logo se tornou uma referência em tecnologia de gerenciamento para a área educacional em todo o mundo.

Ele funciona como uma sala de aula virtual com intensa interação entre professores e alunos, que otimiza inclusive a monitoração de desempenho dos estudantes.

O Google Sala de Aula viabiliza a criação de compromissos, criando uma agenda online junto aos alunos. Assim um professor pode, por exemplo, verificar quais estudantes estão em dia com as tarefas, permitindo diálogos em tempo real com cada um deles.

Isso é possível através da integração entre três programas do Google: o Docs, o Drive e o Gmail.

O Sala de Aula permite a criação de pastas no Google Drive, atribuindo compromissos personalizados aos estudantes e facilitando a realização de trabalhos em grupo, já que diferentes usuários podem editá-los ao mesmo tempo.

Ele também oferece recursos para distribuir conteúdos (em forma, por exemplo, de apresentação com slides) e realizar comunicados.

O Drive se torna ainda mais atraente quando é integrado ao aplicativo Flubaroo: enquanto que com o primeiro é possível elaborar formulários com questões de múltipla escolha, o segundo guarda o gabarito com as respostas certas – e o professor tem acesso ao resultado de cada aluno.

Aulas e palestras à distância podem ser realizadas com o recurso Hangout do Gmail e podem ser gravadas no Youtube para serem posteriormente assistidas, inclusive por alunos faltantes.

Vale lembrar que a privacidade de todos os usuários do sistema Sala de Aula fica preservada, além de não existirem anúncios.

Google Acadêmico e Youtube.edu

livros ipadO Google Acadêmico não é a mesma coisa que o Sala de Aula.

Na verdade, ele se parece mais com a busca tradicional de buscas do Google – com a diferença de que os resultados listam apenas conteúdos acadêmicos, e não leigos e genéricos.

Em outras palavras, o Google Acadêmico leva até o educador apenas trabalhos com certificações oficiais das instituições acadêmicas para responder ao objeto de sua busca.

Isto amenta bastante a segurança das informações que o professor deseja pesquisar e posteriormente transmitir em sala de aula.

O Google Acadêmico possui uma aba chamada “Minha Biblioteca”, aonde o usuário pode guardar trabalhos que os interessa. Seu motor de busca também possui filtros de datas e idiomas da publicação.

Com essa mesma proposta o Youtube criou o youtube.com.br/edu, cuja busca fornece apenas vídeos com conteúdos educativos.