Etiquetas de Sistemas ERP: Mantenha a Organização do seu Negócio

Escrito por

Para manter sua empresa organizada e com processos de monitoramento dos produtos rigorosamente controlados, a etiqueta de sistemas ERP é a mais eficiente ferramenta. Vamos conhecer os seus principais benefícios, como elabora-la e como ela auxiliará na organização de sua empresa.

As etiquetas acumulam dados de todo processo de trabalho de algumas empresas. Principalmente aquelas que manufaturam produtos. Nelas, também constam informações importantes do produto em si.

E quando vinculadas a sistemas de gestão online, são aliadas excelentes para acompanhar o produto desde a saída do estoque, até a confirmação da entrega.

O Que Deve Constar numa Etiqueta ERP de Produto

A etiqueta é um instrumento adesivo ou não que ajuda identificar e expressar características dos produtos. Pelas orientações do INMETRO, por exemplo, na etiqueta devem constar:

  • Razão Social ou marca registrada
  • Indicação de tamanho
  • Local de origem
  • Indicação de quantidades (se produtos estiverem em caixas)
  • Peso
  • Registro em órgãos fiscalizadores
  • Cuidados necessários com a mercadoria

Quando a Etiqueta é Obrigatória

etiquetas mulher produtosPara alguns formatos de negócios, a etiqueta é legalmente obrigatória, pois nela estará presente dados para fiscalização.

Para transportadoras, por exemplo, é obrigatório rodarem com a etiqueta do registro na ANTT colocado nas cabines e nos equipamentos. A sua falta culminará em multa de trânsito.

Não é uma criação contemporânea, e há muitos anos estão presentes nos diferentes segmentos produtivos. O que muda é a tecnologia usada na sua fabricação: cada vez mais resistente, para conseguir se manter intacta durante todo processo logístico.

Ao consumidor comum ela é mais presente no momento de finalizar a compra nos caixas, mas para empresas que fornecem as mercadorias é vital.

Importância da Etiqueta para seu Negócio

Imagine que sua empresa rode a gestão num sistema ERP online (que gerencia tudo o que diz respeito a gestão da empresa e do produto), e o vendedor acabar de vender um lote de produtos.
Assim que essas mercadorias entrarem num caminhão para seu destino final, o financeiro e contabilidade já podem iniciar o processo de faturamento e baixa fiscal dos produtos.

Isso só será possível se a caixa vendida estiver devidamente etiquetada, e a empresa utilizar leitores de código de barras ligado a um computador.

Agora pense em outro cenário, sem a etiqueta e leitores, e alguém da produção informa que um dos lotes deu problema. Como fazer para rastreá-lo? Será que anotações no caderno serão eficientes? Evidente que não, é passível de novos esquecimentos e erros.

Outro ponto importante sobre a etiqueta é a confiabilidade no processo. O cliente gosta de ter segurança na aquisição dos produtos, e quanto mais informação tem do seu processo, mais respaldo terá dos clientes. Isso é uma tendência que sempre se fortalecer.
Fora que é uma forma de destacar o produto.

Com esses exemplos, é possível mostrar o quanto a etiquetagem de suas mercadorias é necessária para organização de seu negócio.

Elaboração das Etiquetas

computador erpEm sistema integrado de gestão ERP, existem campos para criação da etiqueta. Irá lançar os dados básicos que devem constar nas etiquetas. Eles são parametrizados de acordo com as normas vigentes para esse tipo de ferramenta.

Porque esses softwares são completos, poderá colocar na sua etiqueta várias informações que constarem no cadastro. Desde a descrição do produto, origem e destino até dados do cliente.

A etiqueta poderá exibir códigos de barras ou o mais recente QR Code. Os equipamentos de leitura estão preparados para identificar essas representações gráficas, que empregam ainda mais controle aos rótulos.
Representações como código de barras dão mais singularidade aos lotes, por exemplo.

Depois que escolhido formato e parâmetros, dentro do sistema, é imprimir. O material das etiquetas fica a critério da empresa, e da forma como os produtos ficarão acondicionados. É interessante utilizar adesivos bem resistentes.

O Que é Necessário para Elaborar as Etiquetas?

Para tudo fluir de forma correta, é necessário que a sua empresa conte com um sistema para lojas, pois nele estarão as informações que constarão na etiqueta; resmas ou rolos adesivos e impressora.

Um investimento simples, mas que dará a sua empresa a organização que manterá sua empresa ágil, e pronta para disputar mais espaço no mercado.

Personalize sua marca, crie etiquetas que se encaixem na sua operação. Aposte nesse eficiente formar de monitorar seus produtos, e dê o máximo de organização que sua empresa precisa.

Autoria: Artigo elaborado pela equipe da Gestão Click.