negocio_plano

O que é preciso saber:

1 – Conhecer o ramo de atividade – É preciso conhecer alguns dados elementares sobre o ramo em que pretende atuar, possibilidades de atuação dentro do segmento (ex. confecção é o ramo; pode-se atuar com jeans, malha, linho…para público infantil, adulto, feminino…).

2 – Conhecer o mercado consumidor – O estudo do mercado consumidoré um dado importante para o empreendimento, pois abrange as informações necessárias à identificação dos prováveis compradores.
O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto.
Essas são algumas indagações que podem ter respostas mais adequadas quando se conhece o mercado consumidor.

3 – Conhecer o mercado fornecedor – Para iniciar e manter qualquer atividade empresarial, a empresa depende de seus fornecedores – o mercado fornecedor.
O conhecimento desse mercado vai se refletir nos resultados pretendidos pela empresa.
Mercado fornecedor é aquele que fornece à empresa os equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento.

4 – Conhecer o mercado concorrente – O mercado concorrente é composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes aos que você pretende oferecer.

Este mercado deve ser analisado criteriosamente, de maneira que sejam identificados:

quem são meus concorrentes?
que mercadorias ou serviços oferecem?
quais são as vendas efetuadas pelo concorrente?
quais os pontos forte e fracos da minha concorrência?
os seus clientes lhes são fiéis?

5 – Definir produtos a serem fabricados, mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados
– É preciso conhecer detalhes do seu produto/serviço.
Ofereça produtos e serviços que atendam as necessidades de seu mercado.
Defina qual a utilização do seu produto/serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores…

6 – Analisar bem a localização de sua empresa – Onde montar o meu negócio?
A resposta certa a essa pergunta pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.
Tudo é importante para esta escolha e deve ser observado e registrado.