A educação corporativa consiste na integração das pessoas na gestão dos conhecimentos adquiridos por cada um numa organização. Ela influencia no desenvolvimento de empresas de todos os portes e é fundamental para a estratégia a longo prazo do negócio. Saiba mais a seguir.

É importante que os empresários vejam a educação corporativa para além de apenas treinamento ou qualificação de funcionários.
Ela vai além: trata da difusão de uma cultura interna saudável e de aprimoramentos que atinjam todos os colaboradores.

É comum que empresas busquem o auxílio de consultorias para identificar níveis de satisfação corporativa. É quando são realizadas entrevistas e sessões de coaching com os funcionários, por exemplo.

Gestão Estratégica de Pessoas em Micro e Pequenas Empresas

trabalhoA educação corporativa não é uma realidade apenas em grandes negócios. Micro e pequenas empresas (MPEs) estão, cada vez mais, investindo em soluções inovadoras para fortalecer suas equipes e se tornarem mais competitivas no mercado.

Em uma pequena empresa, o relacionamento entre colaboradores pode ser facilitado através da diminuição da burocracia na tomada de decisão.

Isso proporciona mais agilidade de processos e menor tempo de resposta a um problema.

Com essa interação simplificada, é possível que o conhecimento compartilhado durante a realização das atividades leve à implantação de um sistema de troca de informação entre as equipes – a gestão de conhecimento.

Mas de nada vai adiantar o conhecimento sobre os processos se não houver um relacionamento eficiente com os colaboradores.

Por isso é fundamental que haja na empresa uma gestão estratégica de pessoas, o que significa aproveitar talentos e desenvolver habilidades para que elas sejam melhores utilizadas no dia a dia da organização.

Identificar e aprimorar competências exige uma equipe de RH capacitada para lidar com os funcionários e líderes que entendam o grupo com o qual atua.

Por exemplo: um colaborador extremamente criativo deve ter seu talento reconhecido, e este deve ser trabalhado para beneficiar tanto o profissional quanto a empresa.

Atuar com colaboradores mais motivados e que se desenvolvam e evoluam permite que a empresa realoque esses profissionais nas áreas com as quais eles mais se identificam e nas quais podem trazer mais benefícios.

Essas mudanças refletem no desenvolvimento de produtos e serviços mais competitivos.

Como Realizar a Gestão do Conhecimento

reuniãoA gestão de conhecimento diz respeito à difusão das informações sobre processos dentro de uma empresa.

Ao perguntar a um colega como executar determinada atividade, por exemplo, existe uma troca de experiência entre dois colaboradores. Um explica o processo, o outro aprende – mas a troca fica limitada a essas duas pessoas.

Uma organização que queira desenvolver uma troca de conhecimentos internos de forma eficiente deve ficar atento para que essas informações não fiquem restritas a um pequeno grupo de pessoas.

A disseminação é a melhor alternativa para não limitar o aprendizado dos parceiros. Veja algumas dicas:

  • Crie um repositório de conhecimento. Pode ser em formato digital, através de uma plataforma de intranet ou até mesmo de grupos fechados em redes sociais;
  • Envolva os colaboradores em discussões sobre determinados tópicos, para que eles se disponham a narrar suas experiências de trabalho;
  • O conteúdo informativo será desenvolvido pelos próprios funcionários com knowhow sobre o tema – por isso dê tempo para que eles criem esses materiais;
  • Incentive o consumo das informações compartilhadas;
  • Use esse conteúdo para identificar talentos dentro do seu grupo e aprimorá-los;
  • Compartilhe e se informe sobre assuntos referentes a todas as áreas da empresa; conhecer os processos internos de outros setores ajuda no relacionamento e troca de experiências.

Conhecer quem são os colaboradores, quais seus interesses, suas dificuldades e seus potenciais permite que a empresa desenvolva uma estratégia de crescimento a longo prazo sólida, pois esta será baseada no capital humano presente na empresa.