A ligação em rede de computadores e outros equipamentos de TI permite-lhe partilhar pastas, bases de dados, impressoras e ligações à Internet.
Permite também executar software, como o das intranets, que melhora o trabalho de equipe.
Resumindo, as redes promovem a eficiência, a produtividade e a colaboração.
– Ligação por cabo.
Pode ligar todos os computadores em rede usando cabos ou uma rede sem fios.
Os computadores e portáteis empresariais têm uma porta de cabo de rede – é parecida com uma entrada telefónica.
Pode ligar cada PC a um switch central recorrendo a uma ligação barata (chamada muitas vezes cabo de Ethernet ou cabo de Categoria 5).
Este cabo permite que os computadores da rede falem uns com os outros.
– Redes sem fios.
Como alternativa, muitos computadores têm também a capacidade de se ligarem à rede sem um cabo, recorrendo para tal a uma ligação sem fios.
Denominada por vezes Wi-Fi ou 802.11, uma rede sem fios até consegue funcionar através de paredes, o que facilita a mudança de lugar dos computadores.
A melhor abordagem é configurar uma rede integrada que use cabos e ligações sem fios, o que lhe permite ter o melhor de dois mundos.
– Largura de banda.
A velocidade da rede chama-se largura de banda. As ligações de rede com cabos funcionam normalmente a 10, 100 ou 1000 megabits por segundo.
As ligações sem fios são mais lentas; a 802.11b funciona até 11 Mbit/s; a 802.11g até 54 Mbit/s e a 802.11n (a norma mais recente e rápida) até 300 Mbit/s.
Para muitas jovens empresas, a 10/100 (com cabo) ou a 802.11b/g (sem fios) é suficiente.
No entanto, se for usar aplicações multimédia ou compartilhar pastas grandes com regularidade, deverá tomar em consideração as velocidades mais elevadas oferecidas pelas soluções a 1000 Mbit/s (ou gigabit) e a 802.11n.
– Fator segurança quando for configurar uma rede.
Mantenha a rede segura.Como liga os seus sistemas de TI, a rede é uma parte vital da sua empresa.
Deverá impedir que pessoas sem autorização acedam aos seus dados.
Utilize as funcionalidades de segurança incorporadas, como a encriptação nas redes sem fios, para manter os intrusos do lado de fora.
A configuração de uma rede é fácil. Basta seguir as instruções que acompanham o ponto de acesso e o seu PC.
No entanto, pode compensar pagar a um profissional, para garantir que a rede é configurada com segurança e que obtém o melhor desempenho.