Como Trabalhar em Casa com Eficiência

Escrito por

Com o avanço tecnológico dos modos de trabalho e pela confiança estabelecida entre patrões e colaboradores, cada vez mais profissionais tem aderido ao home office. É uma opção maravilhosa não só para profissionais liberais como também para quem está vinculado formalmente a uma empresa – mas exige observância a uma série de regras. Veja a seguir como trabalhar em casa com eficiência.

Empreendedores e profissionais liberais conhecem as vantagens de se trabalhar em casa. Mas é sempre importante estar de olho em quesitos como disciplina, organização e comunicação com os clientes.

Agora, as próprias empresas estão descobrindo que manter um colaborador trabalhando de casa pode ser mais econômico. Afinal, custos com transporte e alimentação são eliminados.

Para o profissional, é a oportunidade de organizar a própria vida pessoal e familiar de um modo mais flexível, além da comodidade de não precisar lidar com deslocamentos pela cidade e até mesmo administrar melhor o próprio tempo.

Enfim: cada vez mais gente está aderindo ao home office. Diante dessa realidade, é fundamental entender melhor alguns aspectos desse modelo, para que sua produtividade e reconhecimento se mantenham sempre em alta.

Home Office: Crie um Ambiente Especial para Trabalhar

Você deverá eleger um local especial para trabalhar. Ele precisa ser calmo, protegido do movimento do resto da família. Se o seu imóvel não dispõe de um escritório, pense em montar sua estação de trabalho no seu quarto.

home officeÉ fundamental que nesse lugar você concentre toda a estrutura material de que precisa. Escrivaninha, poltrona, gavetas, armários, iluminação… tudo o que você encontra num escritório comercial.

Computador, impressoras, telefone com secretária eletrônica (uma linha exclusiva é desejável), canetas, clips, grampeadores, papel, pastas – tudo entra nessa lista. E não fique na dependência do seu wifi doméstico. Duplique esse recurso com um modem externo, para o caso da conexão primária cair.

Você não pode deixar, jamais, que esse recurso essencial prejudique o andamento do seu trabalho. Observe constantemente se todos os demais itens estão disponíveis e em bom funcionamento.Todos esses fatores vão influenciar diretamente no seu rendimento e eficiência.

Trabalhar em Casa: Como Lidar com a Família

Sua disciplina é essencial para que seu desempenho seja o melhor possível. No entanto, é importante definir regras para os demais moradores da sua casa.

Sua família deverá respeitar seus horários de trabalho. É importante que não haja interrupções. Se você estivesse trabalhando fora, eles não apareceriam lá a qualquer hora para falar sobre outros assuntos. O mesmo deve ocorrer no seu home office.

Não é porque você trabalha em ambiente doméstico que suas atividades profissionais são menos importantes. É fundamental que não deixem os serviços domésticos por sua conta só porque você está lá o dia inteiro.
Cada membro deve continuar repartindo as tarefas de arrumação e limpeza da casa.

Se você tem filhos pequenos, estabeleça horários para cuidar deles e para cumprir suas atividades profissionais. Faça uma conta de chegar entre as demandas dos pequenos e as de trabalho. Coloque metas. Tente respeitar ao máximo essa agenda.

Comunique-se Constantemente com o Patrão e Clientes

Como você não está fisicamente presente junto ao patrão, clientes e fornecedores, é bom que você se comunique com eles sempre que for necessário.

Mesmo quando não for, solicite uma reunião por Skype ou mande mensagens por e-mail ou Whatsapp para que saibam o que você já realizou ou está realizando. Tire dúvidas, dê ideias e planeje os próximos passos. Mostre serviço. Mais que isso: mostre resultados com frequência.

Se precisar se reunir com outras pessoas, marque um almoço, um café ou um encontro na empresa da qual faz parte. Enfim, não se isole. Trabalhar em casa exige, também, sair dela para estar com clientes, fornecedores e chefes.

Se você é um profissional liberal ou empreendedor, incremente sua imagem com logomarca própria, site, fanpage e papelaria oficial. Isso tudo reforça a sua condição de “profissional para valer”

Outras Dicas para Trabalhar em Casa com Eficiência

home officeEstabeleça uma rotina fixa numa agenda virtual. Horário de início, tempo para alimentação, para um café ou uma volta pelo bairro (pausas são importantes para aliviar a tensão), para deixar e buscar os filhos na escola.

Se precisar encaixar ocorrências extras, como ir ao médico ou mesmo sair para reuniões, ficará mais fácil planejar isso e remanejar suas atividades de modo que não interfira na sua entrega.

A melhor pedida é aderir a um aplicativo online onde possa organizar tudo isso. A visualização é mais eficiente e eventuais mudanças, mais fáceis de fazer.

Evite acessar as redes sociais durante seu expediente. Elas são verdadeiras sugadoras de atenção e podem roubar tempo útil da sua agenda.

Não trabalhe de pijama. Mantenha uma rotina normal, de como se fosse sair para o escritório. Tome café, depois um banho, vista-se com uma roupa adequada. Isso ajudará você a estabelecer o limite entre o doméstico e o profissional.