Um bom currículo demora dias para ficar pronto
Com a massificação do acesso à Internet, tornou-se comum usar a Web para divulgar currículos, e não faltam sites e opções para isso.
O leitor, por sua vez, certamente deseja encontrar ferramentas que sejam eficientes na tarefa de fazer-se notado por um possível empregador.
[blockquote]Para aumentar suas chances, elabore o currículo em algum editor de textos e não se canse de corrigi-lo, reler as descrições, e encontrar maneiras de transmitir a informação da forma mais simples e resumida possível.[/blockquote]
É natural que um bom currículo demore dias para ficar pronto, afinal, sempre nos esquecemos de algo relevante ou descobrimos que alguma frase pode ser reescrita para melhor refletir nosso potencial.
Erros gramaticais são imperdoáveis, assim como elementos distrativos que nada colaboram para o recrutador realizar seu trabalho.
Com o currículo impecavelmente elaborado, podemos cadastrá-lo em sites especializados no recrutamento de profissionais.
Em geral não será possível enviar o currículo como anexo, e o candidato frequentemente será convidado a preencher um longo formulário que, embora cansativo, visa facilitar o processo de seleção.
Vamos conhecer as formas mais eficientes de divulgar um currículo na Web.
Sites de Empregos
Há sites que funcionam especificamente como bancos de currículos, tais com Catho, Gelre, Infojobs, Emprego Certo, Curriculum, Trabalho Já, Vagas, entre outros.
Há opções completamente gratuitas e outras pagas.
Cabe a você decidir se o serviço vale o que cobra, e avaliar quanto pode investir.
Recomendo fugir de empresas que não deixam as regras do serviço claras, ou pedem todos os seus dados pessoais antes de exibir os preços.
Ainda que existam muitos sites atuando nesta área, vale a pena divulgar seu currículo em todos os principais players do mercado.
Afinal, também existem muitos recrutadores e eles podem preferir um site específico para buscar candidatos.
Linked-In: Uma rede social focada no profissional
Entre as redes sociais, existe uma particularmente interessante para quem está buscando uma vaga de emprego.
Trata-se do LinkedIn, uma plataforma com mais de 7 milhões de usuários no Brasil, usada principalmente por profissionais.
O simples fato de possuir um perfil corretamente construído no LinkdedIn, passa uma boa impressão ao recrutador.
É possível criar uma lista de contatos de pessoas e empresas.
O site dispõe ainda de recursos que transformam o perfil do candidato em um currículo extremamente completo, com muito mais recursos que o modelo tradicional.
O candidato, porém, não precisa enviar seu currículo e ficar esperando. O LinkedIn possui uma eficiente ferramenta de busca de empregos.
Para facilitar ainda mais a criação de uma rede de contatos, no ato do cadastro o site identifica quais dos contatos do seu email já tem uma conta no LinkedIn.
Se você não desejar que a rede grave automáticamente todos os participantes de sua caixa particular de contatos você pode pular esta etapa ou ainda escolher quem você acha interessante selecionar.