O e-mail marketing é uma forma muito econômica de fortalecer uma marca e promover a venda de produtos tanto via e-commerce quanto em lojas físicas.

Ao contrário do que se pensa, ele é bastante eficiente: como é possível enviar mensagens para uma imensa quantidade de pessoas, mesmo se uma pequena minoria a lê, o ganho já é ótimo.

Por isso a Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) chegou a estabelecer princípios éticos para estruturar ações de e-mail marketing, de modo que sejam feitas de forma pertinente e responsável.

A ideia central é o respeito ao destinatário (prospect ou cliente) e o uso devido da internet. Só assim seria possível a construção de relacionamentos sólidos entre público-alvo e empresas.

A clareza é parte essencial da política de relacionamento e pode até mesmo ser estabelecida por meio de um compromisso formal (um contrato, por exemplo) com o consumidor.

E-Mail Marketing: Aderência e Desistência

Email-MarketingO primeiro e-mail marketing enviado é muito importante, porque marca um possível início de relacionamento.

A confirmação do prospect/ cliente em continuar recebendo as mensagens é denominada Opt In.

Trata-se da permissão para prosseguir o relacionamento – tanto quando o prospect/ cliente ele procura a empresa como quando é procurado por ela.

Se é o consumidor quem procura a empresa, é importante que a descrição do produto ou serviço oferecido esteja clara, assim como o campo onde ele confirma o desejo de prosseguir recebendo a mensagem.

Caso, por outro lado, for a empresa quem iniciou o contato, é fundamental que ela informe como encontrou o cliente, apresentar o produto ou serviço e colocar a confirmação de maneira bem visível na mensagem.

Se não obtiver resposta com a confirmação, considere como uma negativa por parte do receptor.

Também é importante que o e-mail marketing tenha a opção de desistência (Opt Out) do recebimento das mensagens, mesmo se um dia ele o confirmou.

É o cliente quem decide quando não deseja mais receber mensagens. Isso deve ser respeitado, sob o risco de manchar a imagem do seu negócio.

Uso do Endereço Eletrônico para E-Mail Marketing

Se a sua empresa costuma realizar cadastro de seus clientes, deve ficar claro que o endereço eletrônico poderá ser utilizado para o envio de mensagens comerciais.

Isso precisa ser esclarecido já no momento do cadastro, e o consumidor deve expressar sua concordância.

Tamanho e Tipo dos Arquivos em E-Mail Marketing

e-mail marketingNão abuse do tamanho dos arquivos enviados junto às mensagens, sejam anexados ou no corpo das mensagens.

É importante considerar que muios internautas possuem máquinas e conexões lentas, portanto mensagens pesadas poderão ser logo descartadas.

A melhor forma de proceder é preparar mensagens em formato TXT ou HTML com dimensão máxima de 12 KBs.

As figuras devem ser, de preferência, em GIFs não anexadas às mensagens mas sim abrigadas em servidor próprio.

Arquivos executáveis, com auto-funcionamento, devem ser evitados a todo custo, já que podem ser lidos e interceptados pela grande maioria dos programas gerenciadores de e-mails.

Além disso, executáveis podem facilitar a recepção de vírus, trazendo enormes transtornos ao receptor.

Envie Mensagens de Relevância – e na Frequência Certa

Email-MarketingEm geral o consumidor não se importa em receber mensagens comerciais – desde que exista relevância para ele.

De modo que é sempre interessante analisar se aquele contato realmente deve fazer parte de uma determinada lista de e-mail marketing.

Junto com a confirmação de que deseja continuar recebendo as mensagens, ofereça a opção de frequência de recebimento.

Isso pode ser feito em forma de uma lista com diferentes periodicidades a escolher.

Se isso não puder ser oferecido, informe com que frequência o e-mail marketing será enviado.