Acesso remoto ao computador

Escrito por

 

Acessar remotamente outro PC  situado na casa do vizinho ou no trabalho é uma realidade há muito tempo.

Atividades tais como suporte remoto  ou simplesmente trabalhar à distância estão cada vez mais populares e iremos apresentar alguns aplicativos robustos para desempenhar esta tarefa em nível amador ou mesmo profissional.

Não pretendemos eleger qual o melhor programa para acesso remoto , visto que há vários públicos e tarefas que podem ser desempenhados por este tipo de software, mas procuramos nos focar nos que possuem reconhecimento de mercado e uma plataforma sólida.

Alguns programas que recomendamos:

 Programas de Acesso remoto

– Team Viewer

É um aplicativo de acesso remoto  muito simples, desde o download, passando pela instalação, até o uso.
Com ele podemos controlar a área de trabalho de outro computador ainda que esteja localizado a milhares de quilômetros.

O Team Viewer foi desenvolvido para evitar que o usuário se preocupe  com questões que envolveriam conhecimento técnico, tais como firewall, endereços IP, proxy e NAT.

Uma vez que os dois computadores possuam o aplicativo instalado, basta um código e uma senha fornecidas pelo PC a ser controlado, para que o acesso remoto  seja estabelecido rapidamente graças ao seu desempenho otimizado.

Screenshot fornecida pelo site do Team Viewer. Fonte: http://www.teamviewer.com/pt/products/screenshots.aspx

Por padrão, o acesso tem que ser autorizado por alguém, mas é possível configurar um acesso não supervisionado.

Neste caso, define-se uma senha para o computador e, de posse dela, o acesso poderá ser feito remotamente sem a necessidade de alguém aceitar a conexão.

Vários computadores podem ser adicionados a uma lista que permite que a conexão remota  seja feita facilmente. Ótimo para quem precisa acessar várias máquinas.
Podemos fazer reuniões com até 25 participantes, então fica fácil deixar outros assistirem uma partida de jogo online ou simplesmente permitir a uma segunda pessoa assistir a sessão de acesso remoto.

Para fins não comerciais, o TeamViewer é gratuito, e de acordo com o fabricante, há pelo menos 100 milhões de usuários do aplicativo.

Há versões para Windows, Mac, Linux e até para celular.

Baixar o Team Viewer